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dc.contributor.advisorFreitas, Olga Cristina Rocha de-
dc.contributor.authorNascimento, Rejane de Alencar Domingos-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Rejane de Alencar Domingos. Conselho escolar: as divergências entre as relações de poder e o princípio democrático da participação. 2014. 50 f. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014.en
dc.description.abstractEsta monografia trata sobre a função e as atribuições do conselho escolar, em uma escola da periferia de Ceilândia, na qual as relações de poder divergem dos ideais e princípios da gestão democrática. Neste trabalho, foi realizada uma pesquisa qualitativa, utilizando-se o método indutivo em parceria com o dialético. Paralelo ao estudo de caso, o trabalho documental, histórico e bibliográfico baseado nas teorias de autores como GONÇALVES (2012), GALINA (2007), SOUZA (2009) e GRACINDO (2005), foi capaz de fornecer dados, que levaram ao alcance do objetivo primeiro desta proposta, que se dispôs a analisar se o conselho escolar vinha cumprindo seu papel, conforme preconiza a lei. Foi possível concluir que o modelo de gestão democrático, ainda é um desafio, em uma cultura educacional historicamente predominada pelo autoritarismo e a decisão unilateral.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordConselho escolaren
dc.subject.keywordGestão escolar democráticaen
dc.titleConselho escolar : as divergências entre as relações de poder e o princípio democrático da participaçãoen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2014-12-07T10:35:04Z-
dc.date.available2014-12-07T10:35:04Z-
dc.date.issued2014-12-07T10:35:04Z-
dc.date.submitted2014-07-26-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/9123-
dc.language.isoPortuguêsen
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