Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Dantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto | - |
dc.contributor.author | Nascimento, Juvenilto Soares | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Juvenilto Soares. Avaliação institucional : uma análise qualitativa no CEM 804 do Recanto das Emas – DF. 2014. 77 f. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. | en |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014. | en |
dc.description.abstract | A fim de aperfeiçoar as condições institucionais para um processo de ensino e de aprendizagem melhor, a avaliação deve servir estrategicamente tanto para a sala de aula quanto para a instituição escolar. Este trabalho buscou investigar as diversas concepções de avaliação e o uso que uma escola de ensino médio faz das avaliações institucional e sistêmicas, sob a ótica dos indicadores de qualidade. Na etapa inicial, foi realizada a pesquisa bibliográfica, explicitando as concepções de diferentes estudiosos acerca da avaliação. Para isso foram utilizados livros, artigos científicos e periódicos. Em etapa subsequente, foram coletados dados no Centro de Ensino Médio 804 do Recanto das Emas/DF. Contou-se com a participação da equipe gestora, de professores, de pais e de alunos. Foram utilizados questionários e observação direta como instrumentos de coleta de dados. A partir desses dados foi feita uma abordagem qualitativa, para melhor avaliar o processo pedagógico-educacional. Por meio do arcabouço teórico e dos resultados da pesquisa de campo, é possível concluir que a escola não conta ainda com a efetividade de nenhum tipo de avaliação sistêmica para direcionar sua prática educacional. Assim, o CEM 804 deve aperfeiçoar sua avaliação institucional a fim de melhor diagnosticar sua situação e propor soluções ao reconstruir seu Projeto Político-Pedagógico. Deve também criar mecanismos que favoreçam a correta participação de toda a comunidade escolar. Essas medidas são essenciais para que possa oferecer uma educação pública inquestionavelmente de qualidade. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Gestão escolar | en |
dc.subject.keyword | Avaliação institucional - escola | en |
dc.subject.keyword | Gestão estratégica | en |
dc.subject.keyword | Gestão pedagógica | en |
dc.title | Avaliação institucional : uma análise qualitativa no CEM 804 do Recanto das Emas – DF | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | en |
dc.date.accessioned | 2014-12-04T19:12:18Z | - |
dc.date.available | 2014-12-04T19:12:18Z | - |
dc.date.issued | 2014-12-04T19:12:18Z | - |
dc.date.submitted | 2014-07-26 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/9114 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Gestão Escolar
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