Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Andrade, Pedro Ferreira de | - |
dc.contributor.author | Dias, Regina Flauzina | - |
dc.identifier.citation | DIAS, Regina Flauzina. Gestão escolar e novas tecnologias digitais: inserção e desafios às práticas pedagógicas. 2014. 45 f., il. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. | en |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014. | en |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem por objetivo analisar como as novas tecnologias digitais podem ser usadas, assim como verificar os impactos causados na Escola Classe 10 de Planaltina DF, tendo a gestão à frente de tais desafios. Parte do princípio de que as tecnologias de informação e comunicação foram inicialmente introduzidas na educação para informatizar as atividades administrativas, visando agilizar o controle e a gestão técnica, principalmente no que se refere à oferta e à demanda de vagas e à vida escolar do aluno. Posteriormente, as TIC começaram a adentrar no ensino e na aprendizagem sem uma real integração às atividades de sala de aula, mas como atividades adicionais. O que remete a problemática de como a gestão pode auxiliar a equipe escolar na utilização das tecnologias digitais, assim como essas novas tecnologias digitais poderão ajudar na superação das práticas pedagógicas em ambiente escolar. Na presente pesquisa utilizou-se a metodologia de abordagem qualitativa, em que se aplicou um questionário a um grupo de professores da referida escola, que trabalham com aluno do 4º ano do Ensino Fundamental, para analisar como a gestão pode auxiliar a equipe escolar a utilizar as novas tecnologias digitais para superar as práticas pedagógicas naquela instituição de ensino. Avaliou-se então que os recursos tecnológicos dentro do contexto escolar são válidos no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Concluiu que para isso acontecer de forma plena, é imprescindível que o professor tenha a sua formação continuada voltada para facilitar o processo de uso das TIC no andamento de seu trabalho, tendo ainda a gestão a responsabilidade de facilitar e até mesmo auxiliar os professores no uso das TIC em sala de aula. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Tecnologia da informação e comunicação | en |
dc.subject.keyword | Tecnologia na educação | en |
dc.subject.keyword | Gestão escolar | en |
dc.subject.keyword | Inclusão digital | en |
dc.title | Gestão escolar e novas tecnologias digitais : inserção e desafios às práticas pedagógicas | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | en |
dc.date.accessioned | 2014-12-04T18:09:19Z | - |
dc.date.available | 2014-12-04T18:09:19Z | - |
dc.date.issued | 2014-12-04T18:09:19Z | - |
dc.date.submitted | 2014-07-26 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/9112 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Gestão Escolar
|