Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9111
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_IvanaGoncalvesdeOliveira.pdf793,06 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Ensino religioso nas escolas públicas : o que pensam professores(as)e coordenadores(as)?
Autor(es): Oliveira, Ivana Gonçalves de
Orientador(es): Silva, Edileuza Fernandes da
Assunto: Ensino religioso
Ensino religioso escolar
Laicidade (Religião)
Gestão escolar
Data de apresentação: 26-Jul-2014
Data de publicação: 4-Dez-2014
Referência: OLIVEIRA, Ivana Gonçalves de. Ensino religioso nas escolas públicas: o que pensam professores(as)e coordenadores(as)?. 2014. 44 f. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O Estado Laico é aquele em que são livres e iguais todos os cultos e profissões de ideias, sendo essa uma característica fundamental do regime republicano. Considerando a importância da laicidade do Estado e a perspectiva dos direitos humanos, realizou-se esta pesquisa com o objetivo de compreender as concepções e práticas dos professores, coordenadores e gestores sobre o ensino religioso.A pesquisa foi realizada por meio da aplicação de questionários com profissionais de duas escolas públicas de uma região periférica de Brasília. Participaram da pesquisa professoras, coordenadoras e uma gestora.Os resultados obtidos na pesquisa demonstram que as escolas púbicas realizam práticas proselitistas que violam o princípio da laicidade e o direito à liberdade religiosa e a não escolha de religião. As práticas cristãs são privilegiadas, ao passo que outras manifestações religiosas e a possibilidade de não escolha, são invisibilizadas.O estudo aponta para a necessidade de formação dos profissionais da escola sobre o tema da laicidade e do direito à liberdade religiosa, bem como a necessidade de fortalecimento da perspectiva dos direitos humanos nas escolas.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons