Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Pereira, Elisângela Nunes | - |
dc.contributor.author | Maia, João Francisco | - |
dc.identifier.citation | MAIA, João Francisco. História e memória da comunidade Kalunga Engenho II. 2014. 71 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2014. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Educação do Campo, 2014. | en |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem o intuito de mostrar como surgiu a Comunidade Kalunga Engenho, II no estado de Goiás, Brasil, uma das várias do maior quilombo do Brasil, o Quilombo Kalunga, situado no município de Cavalcante em Goiás a 325 quilômetros da capital Brasília – DF valorizar a cultura local, entender o significado das palavras: Quilombo e Kalunga, no Brasil e na África, na mesma perspectiva res-gatar a história e Memória da Escola Joselina Francisco Maia e ao mesmo tempo identificar a importância da LEdoC Inserida na Educação local. Levando em conta algumas hipóteses a serem desvendadas a respeito do seu passado, com a intenção de ter em registro a História e a Memória desta comunidade, este trabalho utiliza da pesquisa qualitativa, as entrevistas foram feitas a partir de perguntas abertas, que foram gravadas, para conhecer as histórias e realidades dos sujeitos que residem nessa comunidade desde seus antepassados. Também foi realizada documentação fotográfica dos vestígios físicos como fontes históricas encontrados no território, e depoimentos do autor a partir de sua convivência no local. Na pesquisa podemos perceber que o surgimento da Comunidade Kalunga Engenho II nos leva a novas indagações a respeito de sua história oficial quando relacionada com a história do surgimento do Quilombo Kalunga, mas seus traços físicos, geográficos, culturais e memoriais não nega de ser quilombola. Acreditamos que várias das informações contidas neste estudo podem ser trabalhados como recurso pedagógico dentro e fora das salas de aula da escola local, assim como material de apoio para grupos organizativos locais. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Quilombos | en |
dc.subject.keyword | Negros - história | en |
dc.subject.keyword | Educação do campo | en |
dc.subject.keyword | Kalunga (Comunidade quilombola brasileira) | en |
dc.title | História e memória da comunidade Kalunga Engenho II | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2014-12-04T17:34:19Z | - |
dc.date.available | 2014-12-04T17:34:19Z | - |
dc.date.issued | 2014-12-04T17:34:19Z | - |
dc.date.submitted | 2014-06-27 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/9107 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.description.abstract1 | This work aims to show how the Kalunga Community II appeared in the state of Goi-ás, Brazil, one ofof the many communities of the largest Quilombo in Brazil, the Quilombo Kaluga, located in the city of Cavalcante in Goiás, 325 kilometers for from the capital. Considering some assumptions to discover about its past, with the intent of having registrating the History and Memory of this community, this study uses qualitative research whit interviews open-ended questions, to listen aborting which were recorded.The stories and realities of individuals residing in the same community since their ancestors. Photographic documentation of the physical remains as histori-cal sources in the territories, and statements from author is dwelling in the place was also performed. We believe that several of the information contained in this study may be worked as a teaching resource in and out of the classrooms of the local school. | - |
Aparece na Coleção: | Educação do Campo - Linguagens, Artes e Literatura
|