Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9106
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_RosangelaGomesDaSilva.pdf729,07 kBAdobe PDFver/abrir
Título: As adaptações do laboratório de informática do CEE02
Autor(es): Silva, Rosângela Gomes da
Orientador(es): Andrade, Pedro Ferreira de
Assunto: Tecnologia da informação e comunicação
Portadores de necessidades especiais
Tecnologia na educação
Inclusão social
Estudantes com necessidades educativas especiais
Data de apresentação: 26-Jul-2014
Data de publicação: 4-Dez-2014
Referência: SILVA, Rosângela Gomes da. As adaptações do laboratório de informática do CEE02. 2014. 52 f., il. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nas atividades com os alunos especiais oferecem possibilidades para a inclusão. As TIC permitem avanços pedagógicos e traz novos recursos para o ensino. O trabalho com as TIC conduz a uma metodologia por meio da qual toda a educação é um processo especial e o professor deve apresentar um novo perfil perante os recursos tecnológicos (FREITAS, 2012). Cabe lembrar que, hoje, o laboratório de informática faz parte do universo da escola e também da realidade dos alunos que se inserem no contexto da educação especial. A equipe gestora e os professores são partes integrantes da instituição, têm o papel de promover a apropriação do conhecimento, cabendo-lhes transformar o ambiente tecnológico, atender as diferentes necessidades educativas dos alunos garantindo-lhes possibilidades de inclusão, através do acesso a recursos adaptados. Este trabalho teve como objetivo verificar as razões que provocam a falta de adaptação de materiais pedagógicos e tecnológicos no laboratório de informática do CEE02. Utilizando como instrumento de coleta o questionário misto junto aos professores e gestores que atuam no Centro de Ensino Especial 02. Os resultados mostram que a principal razão que gera a falta de adaptação do laboratório de informática se dá por equívocos em relação às políticas publicas voltadas a educação especial, entre esses equívocos estão: a má administração do sistema educacional, falta de investimento e planejamento institucional. Conclui-se, portanto, que os problemas gerados pela má administração pública provocam entraves ao avanço da educação inclusiva. Em relação às TIC é importante um planejamento adequado, investimento financeiro, capacitação dos profissionais e adaptação do ambiente para que os alunos tenham direito a um ensino aprendizagem de qualidade com perspectivas inclusivas.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons