Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9105
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_FabriciaEstevaoDaSilva.pdf553,79 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Gestor escolar e a organização do trabalho pedagógico : desafios para refazer a gestão pedagógica
Autor(es): Silva, Fabrícia Estevão da
Orientador(es): Lima, Erisevelton Silva
Assunto: Gestor escolar
Gestão escolar
Práticas pedagógicas
Data de apresentação: 26-Jul-2014
Data de publicação: 4-Dez-2014
Referência: SILVA, Fabrícia Estevão da. Gestor escolar e a organização do trabalho pedagógico: desafios para refazer a gestão pedagógica. 2014. 53 f. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este trabalho analisa como o gestor escolar realiza a gestão da aprendizagem, articulada à gestão dos aspectos administrativos e burocráticos. Pretende ainda identificar a articulação entre a gestão escolar e as práticas pedagógicas em prol de uma aprendizagem qualitativa e identificar as dificuldades encontradas pelo gestor escolar em articular a gestão administrativo-burocrática com a gestão da aprendizagem da escola e identificar fatores que aproximam e distanciam a aprendizagem dos alunos. Para tanto, utilizou-se a pesquisa qualitativa. O estudo aconteceu na escola classe SEMPA (fictício) localizada em Samambaia – Distrito Federal. Participaram da pesquisa professores e gestores. Os resultados enfatizam a importância do gestor escolar articular as demandas administrativas e pedagógicas, se colocando como o condutor de todos os processos dentro da instituição escolar. Ainda existe uma necessidade de se aprofundar a compreensão em torno da temática, ampliar os espaços de discussão e unir esforços para a conquista de uma gestão realmente democrática, onde o gestor e toda a comunidade escolar trabalhem em prol de uma educação pública, gratuita e de qualidade social.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons