Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9098
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_AndreiaNascimentoBezerradeAbreuNunes.pdf631,71 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O uso do tablet como ferramenta de apoio a inclusão e alfabetização de crianças autistas
Autor(es): Nunes, Andréia Nascimento Bezerra de Abreu
Orientador(es): Andrade, Pedro Ferreira de
Assunto: Inclusão social
Autismo em crianças
Tecnologia na educação
Alfabetização
Crianças autistas - aprendizagem
Data de apresentação: 26-Jul-2014
Data de publicação: 4-Dez-2014
Referência: NUNES, Andréia Nascimento Bezerra de Abreu. O uso do tablet como ferramenta de apoio a inclusão e alfabetização de crianças autistas. 2014. 41 f., il. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Esta pesquisa foi realizada em uma Escola Pública da Rede de Ensino do Distrito Federal referencia em inclusão de alunos autistas e que atende tanto classes de ensino especial quanto turmas de integração inversa. O objetivo desse trabalho foi investigar o uso do tablet como ferramenta de auxilio no processo de inclusão e alfabetização em turma de primeiro ano do ensino fundamental, integração inversa, em virtude das dificuldades de se incluir alunos autistas. Muitas vezes esse processo de inclusão não dá certo frustrando professores, pais e alunos. O trabalho teve como objetivo geral analisar como elaborar um planejamento voltado para o uso do tablet como uma ferramenta facilitadora no processo de ensino aprendizagem. Optou-se por uma pesquisa qualitativa, ou seja, uma pesquisa onde haverá a descrição de informações coletadas ao longo do estudo. Foi elaborado um planejamento, foram feitas observações na turma além de questionários aplicados aos demais professores. As análises indicaram que o tablet pode auxiliar muito nesse processo, porém a falta de recursos e capacitação dos profissionais dificulta muito todo esse trabalho.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons