Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9088
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_MarinaSilvaBicalhoRodrigues.pdf665,36 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O uso das tecnologias de informação e comunicação durante o processo de alfabetização
Autor(es): Rodrigues, Marina Silva Bicalho
Orientador(es): Andrade, Pedro Ferreira de
Assunto: Tecnologia da informação e comunicação
Alfabetização
Tecnologia na educação
Data de apresentação: 26-Jul-2014
Data de publicação: 4-Dez-2014
Referência: RODRIGUES, Marina Silva Bicalho. O uso das tecnologias de informação e comunicação durante o processo de alfabetização. 2014. 62 f. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: As Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas e, desta forma, deve estar presente também no cotidiano escolar. O processo de alfabetização é um período muito importante para a formação da criança; é neste período que, na maioria dos casos, a criança se encanta com a possibilidade de conhecer outros “mundos” por meio das letras, palavras e histórias. As TIC têm muito a contribuir neste processo, visto possibilitar um campo vasto de possibilidades de ações, possibilitando também uma interface entre o processo de alfabetização e a globalização das novas tecnologias. Assim sendo, esta pesquisa pretendeu investigar se há e como se dá o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC no processo de alfabetização das crianças que se encontram no Bloco Inicial de Alfabetização – BIA da comunidade escolar investigada. O método utilizado foi o misto, levantando dados quantitativos e qualitativos. O instrumento de pesquisa utilizado foi o questionário. Foram elaborados dois questionários, um para os educadores e outros para os estudantes, contendo tanto questões fechadas quanto abertas, além das questões sociodemográficas. Os principais resultados levantados destacam que as TIC são sim utilizadas pelos educadores do BIA, no entanto, ainda de forma limitada e descontextualizadas com os temas trabalhados em sala de aula. Percebeu-se ainda que a principal TIC utilizada pelos educadores é a televisão, mas as que mais têm agradado aos alunos são o tablet e o computador.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons