Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9087
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_SaluenaCarvalhoRibeiro.pdf711,02 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A memória educativa e o “fazer" do gestor escolar : uma abordagem psicanalítica
Autor(es): Ribeiro, Saluena Carvalho
Orientador(es): Marques, Inês Maria
Assunto: Processos inconscientes
Memória educativa
Gestor escolar
Data de apresentação: 26-Jul-2014
Data de publicação: 4-Dez-2014
Referência: RIBEIRO, Saluena Carvalho. A memória educativa e o “fazer" do gestor escolar: uma abordagem psicanalítica. 2014. 53 f. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A trajetória na construção dessa monografia baseia-se no campo da subjetividade e traz como objetivo geral identificar aspectos da memória educativa que influenciam o “fazer” do gestor escolar (diretor e vice) em uma escola pública do Distrito Federal e como objetivos específicos analisar alguns aspectos da memória educativa dos sujeitos (diretor e vice) e identificar e estabelecer possíveis relações de fatos das memórias educativas com o “fazer” destes profissionais. Nesta perspectiva, a pesquisa apresenta aspectos reflexivos em relação ao “fazer” do gestor escolar numa abordagem psicanalítica. Esse trabalho foi realizado à luz da abordagem qualitativa com natureza exploratória e busca ressaltar saberes e fazeres do gestor e o reflexo disso em sua atuação. Na análise dos dados, os processos subjetivos são ressaltados, pois os mesmos constituem a identidade do sujeito. A base da pesquisa é a apreciação e análise das memórias educativas e também dados obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas de duas gestoras de uma escola pública no Distrito Federal. Os resultados indicam que a subjetividade e os processos inconscientes perpassam direta ou indiretamente todas as ações do gestor escolar.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons