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dc.contributor.advisorLima, Erisevelton Silva-
dc.contributor.authorFreire, Aline de Azevedo Oliveira-
dc.identifier.citationFREIRE, Aline de Azevedo Oliveira. Escola seriada em ciclos: desafios e possibilidades. 2014. 35 f. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014.en
dc.description.abstractEssa pesquisa abordou sobre uma nova diretriz educativa, denominada de Ciclos de Aprendizagens, que foi adotada pela Secretaria de Educação do Distrito Federal no ano de 2013. O objetivo geral foi abordar a implantação dos Ciclos de Aprendizagem na rede de ensino público do DF, e os específicos foram discutir as características do 2º Ciclo de aprendizagem que corresponde aos anos iniciais do Ensino Fundamental, compreender os Ciclos enquanto reorganização curricular e apontar os seus aspectos didáticos, interativos e avaliativos. A análise de resultados se respaldou nas respostas de cinco professoras da Escola Classe do Cruzeiro, que atende alunos do 2º Ciclo, na faixa etária entre 6, 7 e 8 anos. O método de abordagem foi qualitativo e a coleta de dados foi realizada através de um questionário que buscou verificar a compreensão dessa nova pedagogia. As discussões sobre a implantação dos Ciclos na rede de ensino público do DF foi viabilizada pelos dados da Secretaria de Educação e teóricos como Villas Boas (2010), Fernandes (2003), Silva (2011), dentre outros. Concluiu-se que esta nova proposta pedagógica tem provocado no sistema de ensino do DF, uma nova organização curricular na escolas da Educação Básica, com o objetivo de oferecer um ensino com menor índice de reprovação e evasão escolar, associando a teoria com as práticas sociais. Porém, a forma de avaliar é ponto de discórdia, sendo que as professoras consideram um erro a progressão sem critério significativo, posto que a preocupação seja somente reduzir o índice de reprovação e enfrentar as barreiras sociais, políticas, econômicas e culturais.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEscola em ciclosen
dc.subject.keywordCurrículo escolaren
dc.subject.keywordEnsino fundamentalen
dc.titleEscola seriada em ciclos : desafios e possibilidadesen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2014-12-04T15:02:47Z-
dc.date.available2014-12-04T15:02:47Z-
dc.date.issued2014-12-04T15:02:47Z-
dc.date.submitted2014-07-26-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/9083-
dc.language.isoPortuguêsen
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