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Título: Subjetividade e complexidade na gestão escolar : o papel do gestor escolar na mediação dos conflitos
Autor(es): Alves, Sandra Ferreira
Orientador(es): Almeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de
Assunto: Gestão escolar
Projeto político-pedagógico
Data de apresentação: Jul-2014
Data de publicação: 4-Dez-2014
Referência: FERREIRA, Sandra. Subjetividade e complexidade na gestão escolar: o papel do gestor escolar na mediação dos conflitos. 2014. 43 f., il. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar o papel do gestor escolar na mediação dos conflitos diários, verificar quais as posturas adotadas pelo profissional ao lidar com situações conflitantes. Os estudos baseiam-se no trabalho de Freud (1996), Kupfer (2013) e Almeida (1999). Além, de observar as concepções que a comunidadeescolar apresenta sobre o tema, analisar a opinião dos profissionais que atuam na escola quanto a posição adotada pela equipe gestora na mediação dos conflitos. Foram realizados entrevistas com questões abertas e fechadas sobre a temática. Utilizou-se a análise de conteúdo das respostas das entrevistas realizadas, organizando-as em categorias. Os resultados indicaram que os profissionais observam que as situações de conflito são necessárias ao crescimento profissional do grupo porém, devem ser em conduzidas pela equipe gestora. A pesquisa apontou que muitos profissionais não se sentem satisfeitos com a atual forma de condução dos problemas cotidianos. Foi observado que a maioria dos entrevistados reconhecem a importância da sua participação na mediação dos conflitos.
Abstract: This research aimed to examine the role of school management in mediating conflicts daily, check which positions taken by the trader to deal with conflicting situations. The studies are based on the work of Freud (1996), Kupfer (2013), and Adams (1999). In addition, to observe the conceptions that the school community has on the subject, examining the opinion of professionals working in school and the position adopted by the management team in mediating conflicts. Interviews with open and closed questions on the subject were conducted. We used content analysis of the responses of the interviews, organizing them into categories. The results indicated that practitioners observe that conflict situations are necessary to the professional growth of the group however, must be conducted on the management team. The survey indicated that many professionals do not feel satisfied with the current way of conducting everyday problems. It was observed that the majority of respondents recognize the importance of their participation in the mediation of conflicts.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014.
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