Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9078
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_EvanirMoreiradaSilva.pdf356,98 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A avaliação como instrumento de qualificação da mediação docente na educação infantil
Autor(es): Silva, Evanir Moreira da
Orientador(es): Lima, Erisevelton Silva
Assunto: Educação de crianças
Gestão escolar democrática
Aprendizagem
Avaliação educacional
Data de apresentação: Jun-2014
Data de publicação: 3-Dez-2014
Referência: SILVA, Evanir Moreira da. A avaliação como instrumento de qualificação da mediação docente na educação infantil. 2014. 50 f. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo identificar através da análise do Relatório Descritivo e Individual de Acompanhamento Semestral - no CEI 120 (nome fictício), se a avaliação registrada é resultado de mediação do docente na prática pedagógica ou uma obrigação administrativa e o acompanhamento da gestão para otimizar esta prática. Para isso buscou-se três objetivos específicos: Compreender o papel da gestão democrática na educação infantil organizada em ciclos, onde a avaliação é um instrumento de mediação para aprendizagem de todos. Analisar o uso do Relatório como instrumento de garantia de desenvolvimento de aprendizagem ou apenas um relato descritivo da criança. Identificar se os professores neste segmento têm clareza sobre o que é avaliação formativa e fazem uso da avaliação como instrumento de intervenção no trabalho pedagógico. A pesquisa foi baseada nos documentos que norteiam a educação infantil no DF: o Currículo em Movimento, o Caderno de Perguntas e Respostas Estratégias Didático-Pedagógicas e Avaliação nos Ciclos, nos teóricos Mainardes(2009), Hoffmann (2012), Jacomini (2012), Arce e Jacomelli (2014), Prado e Azevedo (2012) e outros. Na metodologia a pesquisa qualitativa e o método descritivo com pesquisa de campo e documental. Os sujeitos foram dez professores da educação infantil de uma escola pública em Santa Maria, DF. O instrumento para coletar os dados foi questionário com questões subjetivas e a leitura e analise de 124 relatórios do 1º e 2º períodos. Concluiu-se com esta pesquisa que a avaliação na educação infantil continua sendo uma descrição da criança naquele momento e não um processo de mediação docente. Também constatou-se que não há um efetivo acompanhamento dos gestores no processo avaliativo.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons