Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9068
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_IndyaradeAraujoMorais.pdf889,98 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (REBRATS) : seis anos de institucionalização da ATS no Sistema Único de Saúde
Autor(es): Morais, Indyara de Araujo
Orientador(es): Silva, Everton Nunes da
Assunto: Economia da saúde
Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (REBRATS)
Sistema Único de Saúde (Brasil)
Tecnologia em saúde
Saúde pública - avaliação
Data de apresentação: 24-Jun-2014
Data de publicação: 1-Dez-2014
Referência: MORAIS, Indyara de Araujo. Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (REBRATS): seis anos de institucionalização da ATS no Sistema Único de Saúde. 2014. 59 f., il. Monografia (Bacharelado em Saúde Coletiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A Avaliação de Tecnologias em Saúde surgiu para qualificar a tomada de decisão sobre a incorporação e exclusão de tecnologias nos sistemas de saúde, pois os recursos são escassos e deve-se atender ao direito conquistado na saúde. Essa ferramenta começou a ser institucionalizada no país a partir da criação do Departamento de Ciência e Tecnologia no Ministério da Saúde. Desde então, várias outras ações e investimentos tem sido realizado neste âmbito. Assim, nasceu a Rede Brasileira da Avaliação de Tecnologias em Saúde, uma intervenção partindo da necessidade de se utilizar a ATS na tomada de decisão, que realiza diversas ações de produção, fomento e disseminação de estudos, capacitação de gestores em ATS, criação de metodologias de pesquisa, e monitoramento do horizonte tecnológico. Este estudo teve por objetivo analisar a REBRATS em sua composição e se seus objetivos previstos na Portaria 2.915, de 12 de dezembro de 2011, de instituição estão sendo cumpridos. O método adotado foi o quantitativo exploratório de caráter analítico-descritivo das ações da Rede. A partir dos dados analisados neste estudo, verificou-se: i) alta concentração da produção de estudos em poucos pesquisadores, particularmente provenientes da região Sudeste; ii) número relativamente pequeno de estudos voltados para a promoção da saúde e a prevenção de doenças; iii)o pequeno número de estudos disponibilizados no Sisrebrats com avaliação do Comitê Editorial da REBRATS; iv) forte dependência das instituições-membro da REBRATS por recursos do Ministério da Saúde para produção de estudos em ATS; v) participação relativamente baixa das regiões Norte e Nordeste em editais publicados no âmbito do Decit/MS e REBRATS.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2014.
Aparece na Coleção:Saúde Coletiva - Campus UnB Ceilândia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons