Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/9061
Título: | Desenvolvimento de coleções em bibliotecas de centros de idiomas |
Autor(es): | Delfino, Helio Lino |
Orientador(es): | Baptista, Sofia Galvão |
Assunto: | Desenvolvimento de coleções (Biblioteconomia) Língua estrangeira - estudo e ensino |
Data de apresentação: | 1-Jul-2014 |
Data de publicação: | 28-Nov-2014 |
Referência: | DELFINO, Helio Lino. Desenvolvimento de coleções em bibliotecas de centros de idiomas. 2014. 71 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | Discorre acerca do desenvolvimento de coleções em bibliotecas de centros de idiomas. Revisa a literatura sobre as atividades inerentes ao desenvolvimento das coleções e sobre o ensino de língua estrangeira (LE). Estuda por meio da análise da aquisição dos materiais, da seleção, do estudo de usuários, da avaliação das coleções e do desbastamento como é realizado o desenvolvimento das coleções na Casa Thomas Jefferson (CTJ), no Instituto Cervantes, no Instituto Goehte-Zentrum e na Aliança Francesa. A pesquisa foi realizada em instituições de Brasília (RA – I) que trabalham com a língua inglesa, espanhola, alemã e francesa, de acordo com as Línguas Estrangeiras Modernas (LEM) ofertadas na rede pública de ensino do Distrito Federal (DF). A coleta de dados aconteceu com os gestores das unidades de informação que em sua maioria eram bibliotecários formados. As informações obtidas revelaram como é realizado o desenvolvimento de coleções nessas unidades. A pesquisa concluiu que as atividades inerentes ao desenvolvimento de coleções não são praticadas em sua totalidade pelas bibliotecas dos centros de idiomas. Não existindo homogeneidade entre elas, mas ocorrendo uma total sistematização das atividades contempladas no processo de formação e desenvolvimento das coleções que revela a maneira com que cada uma trabalha nessa área. |
Abstract: | Talks about the development of collections in libraries language centers. Reviews the literature on the activities related to the development of collections and on the teaching of foreign language. Studied by analyzing the acquisition of materials, selection of the study of users of the evaluation of collections and chopping as is the development of the collections held at Casa Thomas Jefferson, the Instituto Cervantes, in Goehte-Zentrum Institute and the French Alliance. The survey was conducted in Brasilia institutions who work with english, spanish, german and french, according to the Modern Foreign Languages tendered in the public schools of the Federal District. Data collection took place with managers of information units that were mostly trained librarians. The information obtained showed how the development of collections held in these units. The research concluded that the activities related to the development of collections are not practiced in its entirety by the libraries of the language centers. Absence of uniformity among them, but occurring total systematization of activities covered in the training and development of collections that reveals the way in which each process works in this area. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Curso de Graduação em Biblioteconomia, 2014. |
Aparece na Coleção: | Biblioteconomia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons