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Título: Introdução dos saberes culturais como novas ferramentas de ensino na escola da comunidade Kalunga do Engenho II
Autor(es): Aguiar, Ludmilla dos Santos
Orientador(es): Mané, Djiby
Assunto: Cultura local
Educação do campo
Quilombos
Tradições culturais
Educação quilombola
Kalunga (Comunidade quilombola brasileira)
Data de apresentação: 3-Jul-2014
Data de publicação: 27-Nov-2014
Referência: AGUIAR, Ludmilla dos Santos. Introdução dos saberes culturais como novas ferramentas de ensino na escola da comunidade Kalunga do Engenho II. 2014. 47 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2014.
Resumo: Este trabalho de pesquisa tem como tema central Introdução dos Saberes Culturais Como Novas Ferramentas de Ensino na Escola da Comunidade Kalunga do Engenho II. Assim, ao longo deste relatório de pesquisa apresentamos um pouco também sobre a história do povo kalunga, sobre a sua cultura e educação trabalhada em seu contexto escolar e comunitário. Finalmente, apresentou-se o resultado das atividades realizadas no seio da comunidade quilombola investigada, observando de modo mais prático as concepções da comunidade de docentes e discentes sobre o que pensam com respeito à introdução da cultura e dos saberes locais como ferramentas de ensino. A metodologia empregada neste estudo se resume em pesquisa de campo e atividades práticas com moradores, estudantes e alunos do presente território. Atentando-se para as bases teóricas de Arednt (1972), Baiochi (2006), Brasil (2001), Ungarelli (2009), Santos (2002), Paré (2007), Campos (2011), e Cântia e Boloni (2009), lentes que reforçam sobre os saberes culturais e ecológicos como fontes de intermediação entre os educandos e a sociedade da qual estes fazem parte.
Abstract: This research is focused on Introduction of Cultural Knowledge How New Teaching Tools in Kaluga Community School of Ingenio II. Thus, throughout this research report we present a bit too on the history of kalunga people about their culture and education worked in their school and community context. Finally presented itself the result of activities undertaken within the maroon community investigated, observing a more practical way the conceptions of teachers and students about what they think regarding the introduction of culture and local knowledge as teaching tools community. The methodology used in this study is summarized in field research and practical activities with residents, students and students of this territory. Paying attention to the theoretical underpinnings of Arednt (1972), Baiochi (2006), Brazil (2001), Ungarelli (2009), Santos (2002), Pare (2007), Fields (2011), and Cantia and Boloni (2009) lenses that reinforce on cultural and ecological knowledge as sources of intermediation between the students and the society of which they are part.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Educação do Campo, 2014.
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