Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9040
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_LizaneAlvaresLeite.pdf1,01 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Banco de Dados Cassandra : um estudo de caso para análise dos dados dos servidores públicos federais
Autor(es): Leite, Lizane Alvares
Orientador(es): Holanda, Maristela Terto de
Coorientador(es): Huacarpuma, Ruben Cruz
Assunto: NoSQL (Banco de dados)
Banco de dados
Cassandra (Computação)
Servidores públicos
Data de apresentação: 4-Set-2014
Data de publicação: 18-Nov-2014
Referência: LEITE, Lizane Alvares. Banco de Dados Cassandra: um estudo de caso para análise dos dados dos servidores públicos federais. 2014. viii, 41 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciência da Computação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014
Resumo: Um banco de dados NoSQL é um banco não relacional, distribuído e rápido, que trabalha com grande volume de dados. Em geral, os bancos de dados NoSQL são uma alternativa para bancos de dados relacionais, com características como escalabilidade, disponibilidade e tolerância a falhas. Utilizam um modelo de dados muito flexível, livre de esquemas, com escalabilidade horizontal e arquitetura distribuída. Este trabalho apresenta um estudo de caso para analisar dados dos servidores públicos federais, utilizando o Cassandra, um banco de dados NoSQL. Este estudo expõe testes feitos para avaliar a eficiência da inserção e recuperação de dados entre alguns modelos para o Cassandra, comparando-os com o modelo de dados real implementado em PostgreSQL.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2014.
Aparece na Coleção:Ciência da Computação



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons