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Título: Interatividade em redes móveis : um estudo sobre as missões no Instagram
Autor(es): Freitas, Angélica Fonsêca de
Benini, Luís Fernando Pedrosa
Orientador(es): Machado, Fabíola Orlando Calazans
Assunto: Instagram (Rede social on-line)
Comunicação de massa
Redes sociais on-line
Interação social
Data de apresentação: 16-Dez-2013
Data de publicação: 18-Nov-2014
Referência: FREITAS, Angélica Fonsêca de; BENINI, Luís Fernando Pedrosa. Interatividade em redes móveis: um estudo sobre as missões no Instagram. 2013. 83 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Neste trabalho, investiga-se de que forma se configuram as interações e as comunidades virtuais no Instagram, especificamente no que diz respeito às missões promovidas pelo perfil Instamission. O corpus selecionado para essa pesquisa abrange a interação entre usuários, empresas e Instamission, bem como comentários e fotografias relacionados as missões. Para tanto, esta pesquisa foi ancorada por estudos sobre os conceitos e teorias relacionados à temas como cibercultura, mobilidade, interatividade, bem como as comunidades virtuais e subjetividades. A metodologia baseia-se na Análise de Conteúdo e na Análise do Discurso, pelo viés da escola francesa para analisar a #instamission91 e #instamission127. Por meio desta pesquisa identificou-se a formação de uma comunidade de participantes do Instamission que se constrói por uma rede associativa. Por sua vez, a plataforma de rede social Instagram se configurou como um palco em que os usuários buscam por visibilidade e expõem a vida cotidiana.
Abstract: This study investigates in which way the interactions and the virtual communities occur on Instagram, specifically on what concerns to the missions promoted by the profile Instamission. The corpus selected to this research comprehends the interactions among the users, companies and Instamission, as well as the comments and the pictures related to the missions. Aiming that, this research was based on concepts and theories related to themes such as cyberculture, mobility, interactivity, as well as virtual communities and subjectivities. The methodology has been grounded in Content Analysis and in the Analysis of the Speech from the view of the French school to examine #instamission91 and #instamission127. Through this research it has been identified the formation of a community of Instamission’s participants constructed through an associative network. The social networking platform Instagram was configured as a stage for a chase for visibility and exhibition of everyday life.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, 2013.
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