Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9027
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_CleoniceSeveroZuse.pdf248,97 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Regionalismo e literatura : caminhos que se cruzam
Autor(es): Zuse, Cleonice Severo
Orientador(es): Araújo, Adriana de Fátima Barbosa
Assunto: Regionalismo na literatura
Literatura brasileira
Rio Grande do Sul (RS) - representação literária
Lopes Neto, Simões, 1865-1916
Data de apresentação: 7-Jul-2014
Data de publicação: 18-Nov-2014
Referência: ZUSE, Cleonice Severo. Regionalismo e literatura: caminhos que se cruzam. 2014. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Considerado patriarca das letras gaúchas e precursor da prosa regionalista do Rio Grande do Sul, João Simões Lopes Neto nasceu em Pelotas, em março de 1865, numa estância de propriedade de seu avô paterno, o notório Visconde da Graça. Após uma temporada de estudos no Rio de Janeiro, Simões Lopes Neto retorna a Pelotas, onde fixa residência e põe em prática empreendimentos audaciosos e variados, com os quais não obteria sucesso. Além de escritor, foi jornalista, trabalhando como cronista, redator, editor, secretário de redação, folhetinista e diretor de jornal. Mas sua obra estava destinada a ser um legado para a posteridade. Seu talento como escritor somente seria reconhecido após sua morte, ocorrida em junho de 1916. Publicado em 1912, Contos Gauchescos é uma compilação de 19 histórias do passado gaúcho mais um conjunto de adágios (Artigos de Fé do Gaúcho), em que o autor João Simões Lopes Neto demonstra intensa valorização dos costumes e da linguagem da região. A voz narrativa da obra é entregue a Blau, o vaqueano, que, depois de ser apresentado, narra e descreve os acontecimentos que viveu diretamente, que presenciou ou simplesmente ouviu fazendo uso de criativas metáforas, com um linguajar próprio, sugestivo e agradável.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)-Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2014.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons