Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/9024
Título: | Desafios e perspectivas do trabalho do coordenador pedagógico na gestão democrática |
Autor(es): | Alves, Vânia de Deus |
Orientador(es): | Cruz, Shirleide Pereira da Silva |
Coorientador(es): | Gontijo, Simone Braz Ferreira |
Assunto: | Coordenadores pedagógicos Gestão escolar democrática Comunidade escolar |
Data de apresentação: | 18-Mai-2013 |
Data de publicação: | 18-Nov-2014 |
Referência: | ALVES, Vânia de Deus. Desafios e perspectivas do trabalho do coordenador pedagógico na gestão democrática. 2013. 44 f., il. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | Este trabalho analisa o papel do coordenador pedagógico no cotidiano escolar frente à gestão democrática. Para tanto, foi realizada uma pesquisa numa escola pública da cidade de Planaltina. Os dados foram coletados por meio do questionário aplicado a alunos, coordenadores e professores. A partir dos dados coletados podemos concluir que o coordenador pedagógico, na visão de alguns segmentos da comunidade escolar possui um papel essencial para o desenvolvimento do trabalho pedagógico na gestão democrática na escola. O coordenador pedagógico enfrenta várias dificuldades que impossibilita o efetivo cumprimento do trabalho pedagógico, dentre elas o número reduzido de pessoas para realizar as diversas funções na escola fazendo com que o trabalho pedagógico seja colocado de lado. A pesquisa aponta que o coordenador pedagógico é uma pessoa indispensável à instituição de ensino, porém sua identidade profissional ainda não está clara no âmbito da escola, pois enquanto para alguns segmentos da comunidade escolar o coordenador desempenha o papel de coordenar o trabalho coletivo, os coordenadores se sentem mais responsáveis pela disciplina do que pela própria coordenação pedagógica. Além disso, os princípios da gestão democrática permitem a implementação de melhorias no trabalho pedagógico, ao permitirem a participação de todos os segmentos da comunidade escolar na organização do trabalho desenvolvido na escola, inserindo assim de forma ativa o coordenador pedagógico. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013. |
Aparece na Coleção: | Coordenação Pedagógica
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons