Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/9012
Título: | As técnicas mais individualizadas de correção e sua eficiência na reescrita de textos acadêmicos |
Autor(es): | Vilela, Priscila Petrarca |
Orientador(es): | Dias, Juliana de Freitas |
Assunto: | Estruturas textuais Estudantes universitários Discurso Identidade Produção textual - estratégias de correção |
Data de apresentação: | 19-Dez-2013 |
Data de publicação: | 17-Nov-2014 |
Referência: | VILELA, Priscila Petrarca. As técnicas mais individualizadas de correção e sua eficiência na reescrita de textos acadêmicos. 2013. [30] f. Monografia (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo analisar textos de alunos da graduação a fim de identificar quais estratégias de correção se fazem mais eficientes para cada falha encontrada, além de ver quais estruturas textuais são mais influenciadas pelo seu uso. Para tanto, baseio me nos preceitos teóricos acerca de discurso (Fairclough 2001) e identidade (Giddens 2002, Hall 2011); no aparato metodológico proposto pela analise do discurso crítica – ADC Fairclough 1992 [2001] e 1999) e na analise conjuntural acerca de gêneros (Marcuschi, 2008), especificamente do memorial de leitura, e métodos de correção em ambientes escolares e universitários atuais, a fim de compreender a relação entre estes e a formação da identidade autoral dos alunos. |
Abstract: | This paper aims to analyze texts of graduate students in order to identify which strategies are most effective fix if for each fault found, and see which text structures are more influenced by their use. For that, I rely on the theoretical precepts about discourse (Fairclough, 2001) and identity (Giddens, 2002; Hall 2011); methodological tools offered by Critical discourse analysis - CDA (Fairclough 1992 [2001] e 1999) and conjunctural analysis about textual genre (Marcuschi, 2008), specifically the memorial reading, and correction methods in school and university environments current in order to understand the relationship between them and the training of students' authorial identity. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2013. |
Aparece na Coleção: | Letras - Português
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons