Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8986
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_NadiaPereiraDaSilva.pdf490,32 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O papel do coordenador pedagógico diante dos conflitos de violência e (in) disciplina, com alunos dos anos iniciais, em uma escola pública de Brazlândia
Autor(es): Silva, Nádia Pereira da
Orientador(es): Fávero Sobrinho, Antônio
Assunto: Escolas - indisciplina
Família e escola
Coordenadores pedagógicos
Capacitação profissional
Estudantes - indisciplina
Data de apresentação: 18-Mai-2013
Data de publicação: 14-Nov-2014
Referência: SILVA, Nádia Pereira da. O papel do coordenador pedagógico diante dos conflitos de violência e (in) disciplina, com alunos dos anos iniciais, em uma escola pública de Brazlândia. 2013. 39 f., il. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A questão da indisciplina e violência em sala de aula é um tema complexo que requer aprofundamento. A indisciplina tem sido motivo de grande preocupação entre os educadores. A escola mostra-se como uma instituição em crise, uma vez que suas regras e normas são desrespeitadas por crianças e jovens. Diante de tais problemas, é preciso investigar de que forma o Coordenador Pedagógico (CP), ao exercer sua função, pode contribuir para a superação desse desafio tão contemporâneo. Partindo da metodologia de uma abordagem qualitativa, realizou-se uma observação e um questionário com cinco questões objetivas e duas abertas. A observação foi realizada em uma turma de quarto ano, por um período de três horas. A partir da pesquisa foi possível analisar a influência da família e/ou da mídia no que se refere à indisciplina/violência no ambiente escolar. Conclui-se também que o papel do coordenador é promover momentos de formação profissional que possibilite a capacitação dos profissionais a fim de criar estratégias para lidar com esses conflitos. Deve ainda promover momentos de debates e discussões nas coordenações, articulando projetos que coadunem com o Projeto Político Pedagógico da instituição e com a realidade em questão. As escolas precisam ser equipadas com recursos tecnológicos de qualidade, e os profissionais, capacitados a utilizá-los proporcionando aproximação da educação com a realidade que nos cerca.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons