Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Vilarinho, Michelle Machado de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Silveira, Andréia Nunes Santana da | - |
dc.identifier.citation | SILVEIRA, Andréia Nunes Santana da. Semântica formal: uma proposta para a interpretação de texto na educação básica. 2014. 17 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. | en |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2014. | en |
dc.description.abstract | O objeto de estudo é a Semântica Formal, a fim de desvendar o modo como os conceitos da semântica formal contribuem para a interpretação de textos, e, também, para identificar de que maneira os professores de língua portuguesa podem ensinar esse tipo de conteúdo na educação básica. Nesse sentido, abordaremos os conceitos de acarretamento e pressuposição e aplicaremos em questões de interpretação de texto do Programa de Avaliação Seriado (PAS). A metodologia consiste em selecionar questões do tipo C retiradas do PAS e, posteriormente, aplicar os testes de pressuposição e acarretamento. As questões do tipo C são aquelas em que o examinador propõe um enunciado e oferece quatro alternativas ─ A, B, C e D ─ sendo que apenas uma dessas alternativas é a correta. Em seguida, mostramos como encontrar a resposta correta por meio desses testes. Sugerimos, assim, que os professores de língua portuguesa possam usar essa metodologia para ensinar os estudantes da educação básica a interpretar textos desse estilo. Essa pesquisa revela que é possível identificar a alternativa correta em questões de interpretação de texto por meio do uso da semântica formal. Portanto, esses conceitos contribuem para a compreensão das sentenças, a delimitação do conceito a ser utilizado na interpretação. Assim, esse estudo justifica-se na medida em que pode suscitar no meio acadêmico, um debate sobre a possibilidade da disciplina de semântica tornar-se obrigatória no curso de letras, uma vez que esse conhecimento poderá proporcionar ao professor condições de lecionar esse conteúdo em sala de aula. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Língua portuguesa - semântica | en |
dc.subject.keyword | Interpretação de textos | en |
dc.subject.keyword | Educação básica | en |
dc.subject.keyword | Língua portuguesa - estudo e ensino | en |
dc.title | Semântica formal : uma proposta para a interpretação de texto na educação básica | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | en |
dc.date.accessioned | 2014-11-13T17:42:58Z | - |
dc.date.available | 2014-11-13T17:42:58Z | - |
dc.date.issued | 2014-11-13T17:42:58Z | - |
dc.date.submitted | 2014-07-16 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/8983 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Letras - Português
|