Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8972
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_GiovanaRibeiroPereira.pdf261,97 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Diversidade linguística como patrimônio cultural : a construção de uma política pública
Autor(es): Pereira, Giovana Ribeiro
Orientador(es): Alves, Flavia de Castro
Assunto: Diversidade linguística
Patrimônio cultural
Direitos linguísticos
Data de apresentação: 7-Jul-2014
Data de publicação: 13-Nov-2014
Referência: PEREIRA, Giovana Ribeiro. Diversidade linguística como patrimônio cultural: a construção de uma política pública. 2014. 45 f. Monografia (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este trabalho retoma a discussão travada nos últimos anos sobre o entendimento das línguas e da diversidade linguística enquanto patrimônio cultural, para melhor entender as noções, os desafios, as bases e os princípios que norteiam a construção de uma política da diversidade linguística no Brasil. Para isso, partiu-se das compreensões sobre patrimônio cultural e das discussões acerca da inserção das línguas nesse campo. Em segundo lugar, buscou-se entender o contexto mais geral dessa discussão, a partir de uma revisão de estudos sobre a diversidade linguística brasileira e sobre os movimentos pela garantia de direitos linguísticos. Depois, buscou-se, a partir de textos normativos, relatórios e memórias, construir um breve histórico da questão da construção dessa política até chegar no cenário atual, buscando compreender e discutir os aspectos e entendimentos que orientam a construção da política da diversidade linguística no país.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2014.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons