Resumo: | Objetivo: Verificar o impacto de uma atividade de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) no reconhecimento e no consumo de frutas e hortaliças entre alunos de uma escola pública do Distrito Federal. Métodos: estudo de intervenção com amostra de 52 estudantes de 7 a 13 anos, com uso de questionário autoaplicável com 14 perguntas relacionadas ao sexo, série/ano, consumo diário, gostar ou não de frutas, recomendação, importância e reconhecimento de frutas e hortaliças. A intervenção foi realizada em 4 encontros com atividades de EAN como reconhecimento de frutas e hortaliças com os olhos vendados, jogos educativos sobre frutas e hortaliças, oficina com elaboração de salada de frutas e conversas sobre as hortaliças. A análise foi feita de forma descritiva, através do programa SPSS versão 17.0, com frequências simples, comparação das variáveis dos momentos pré e pós-intervenção (teste de Mc Nemar) com significância estatística de 5%. Resultados: A amostra ficou caracterizada com 51,9% do sexo masculino, 23,1% do 3º ano, 40,4% do 4º ano e 36,5% do 5º ano. Obteve-se uma diferença significativa no reconhecimento de algumas frutas e hortaliças. Foi observado melhora em quase todos os itens avaliados. Quanto às respostas discursivas, não foram verificadas diferenças significativas entre os resultados. Conclusão: impacto positivo das atividades de intervenção, principalmente relacionado ao reconhecimento de frutas e hortaliças, mas também nas noções de importância da ingestão de frutas e hortaliças diariamente para o bem da saúde. Importância de estudos na área com amostras maiores e períodos de intervenção mais longos para melhores resultados. |