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2014_NelsonAugustoFormaggio_DanielDiasLoureiro.pdf353,18 kBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorFernandes, Maria Lídia Bueno-
dc.contributor.authorFormággio, Nelson Augusto-
dc.contributor.authorLoureiro, Daniel Dias-
dc.identifier.citationFORMÁGGIO, Nelson Augusto; LOUREIRO, Daniel Dias. O ensino das ciências na educação de jovens e adultos: visando o mercado do trabalho. 2014. 48 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2014.en
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, II Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2013-2014.en
dc.description.abstractEsse trabalho teve como objetivo pesquisar a forma como se realiza a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil. Procurou-se compreender a modalidade do ensino da EJA bem como sua função a fim de ajudar e estimular o aluno da EJA a prosseguir seus estudos visando o mercado de trabalho. Segundo a Lei de Diretrizes e Bases e Educação Nacional (LDBEN), a EJA deve pautar-se pelos princípios de equidade, diferença e proporção, propondo um modelo pedagógico próprio, de modo a assegurar: a) Distribuição específica dos componentes curriculares, a fim de propiciar um patamar igualitário de formação e restabelecer a igualdade de direitos e de oportunidades diante do direito à educação; b) A identificação e o reconhecimento da alteridade, própria e inseparável, dos jovens e dos adultos em seu processo formativo, da valorização do mérito de cada qual e do desenvolvimento de seus conhecimentos e valores; c) A proporcionalidade, com disposição e alocação adequadas dos componentes curriculares às necessidades próprias da Educação de Jovens e Adultos, com espaços e tempos nos quais as práticas pedagógicas assegurem aos seus estudantes identidade formativa comum aos demais participantes da escolarização básica. Buscou-se conhecer a visão que alunos da EJA têm das disciplinas de Ciências Naturais e de Biologia, dos conteúdos e estratégias de ensino utilizadas nas aulas dessas disciplinas; conhecer a visão de Ciência apresentada pelos alunos e analisar possíveis relações entre estas visões. Na elaboração desse trabalho utilizou-se a metodologia pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Os dados foram coletados em uma escola pública localizada em Brasília. Foram utilizados aplicação de questionários e observação participante. A análise dos dados mostrou que, de forma geral, os alunos da EJA têm boa impressão das disciplinas de Ciências Naturais e de Biologia, dos conteúdos e das estratégias de ensino utilizadas durante as aulas e preferem estratégias focadas na transmissão de conteúdos.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação de Jovens e Adultos (EJA)en
dc.subject.keywordMercado de trabalhoen
dc.subject.keywordEnsino - modelo pedagógicoen
dc.titleO ensino das ciências na educação de jovens e adultos : visando o mercado do trabalhoen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2014-11-12T11:47:46Z-
dc.date.available2014-11-12T11:47:46Z-
dc.date.issued2014-11-12T11:47:46Z-
dc.date.submitted2014-04-12-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/8943-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.contributor.advisorcoVieira, Núbia Jane Freire-
dc.description.abstract1This work aimed to evaluate how it performs teaching youth and adults - adult education in Brazil. We sought to understand the mode of teaching adult education and its role in order to help and encourage the student to continue their studies EJA targeting the labor market. According to the Law of Guidelines and Base - LDB , EJA must be guided by the principles of equity , difference and proportion , proposing their own pedagogical model , in order to ensure: a) Distribution of specific curricular components in order to provide a level equal training and achieve equal rights and opportunities on the right to education, b) the identification and recognition of otherness , own and inseparable , young people and adults in their formative process, the appreciation of the merits of each and developing their knowledge and values; c) proportionality, with adequate provision and allocation of curriculum components to the specific needs of youth and adult education, with spaces and times in which pedagogical practices to ensure your students common formative identity of the other participants basic schooling . We attempted to meet the vision of AYE students have the disciplines of natural sciences and biology , content and teaching strategies used in the classroom these disciplines; know the sight of Science presented by the students and to examine possible relationships between these views . In preparing this study used the survey methodology literature and field research. Data were collected in a public school located in Brasilia. Questionnaires and participant observation were used. Data analysis showed that, overall, students EJA have good impression of the disciplines of Natural Sciences and Biology , content and teaching strategies used during classes and prefer strategies focused on content delivery.-
dc.themeEducação de Jovens e Adultos (EJA) : 2º Segmento : Ciênciasen
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



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