Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8934
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_RebekaPereiraCavalcante.pdf656,01 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Influência dos movimentos sociais na formação da agenda política : as jornadas de junho de 2013 no brasil.
Autor(es): Cavalcante, Rebeka Pereira
Orientador(es): Freitas, Christiana Soares de
Assunto: Movimentos sociais
Participação social
Data de apresentação: 7-Set-2014
Data de publicação: 11-Nov-2014
Referência: CAVALCANTE, Rebeka Pereira. Influência dos movimentos sociais na formação da agenda política: as jornadas de junho de 2013 no brasil. 2014. 39 f., il. Monografia (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo estudar os movimentos sociais como agentes influentes na formação da agenda política governamental brasileira, especificamente no ano de 2013 com as Jornadas de Junho. Estudos indicam que movimentos sociais modificaram o cenário político nesse período de tempo e continuam a influenciá-lo. Dessa forma, verificou-se o potencial dos movimentos em incentivar uma maior participação popular na política brasileira. Assim, buscou-se identificar, mediante pesquisa qualitativa, documental, descritiva e exploratória, a percepção dos atores envolvidos quanto à influência desses movimentos para a formação da agenda governamental e as suas percepções sobre os resultados gerados após as manifestações. Entre os principais resultados observados está a constatação de que os movimentos sociais tiveram, de fato, papel importante na abertura de janelas de oportunidade política e assim puderam influenciar a formação da agenda governamental. Entre as limitações que ainda persistem estão a baixa credibilidade nos instrumentos de participação criados pelo governo e a necessidade de adesão de todos aos instrumentos criados, pois ainda é muito pouca. Por fim, verifica-se a necessidade de aumento da educação política no país e da participação em si, o que é um dos papeis dos movimentos sociais atuantes e do governo, qual seja o de aumentar, de forma significativa, a participação popular na política brasileira, legitimar e credibilizar os instrumentos de participação criados.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, 2014
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons