Título: | Validação de cartilha sobre alimentação saudável para crianças de dois a cinco anos |
Autor(es): | Pereira, Larissa Peniche |
Orientador(es): | Oliveira, Karin Eleonora Savio de |
Coorientador(es): | Akutsu, Rita de Cássia |
Assunto: | Alimentação saudável Alimentação infantil Crianças - alimentação Coeficiente de Validade de Conteúdo (CVC) |
Data de apresentação: | 3-Jul-2014 |
Data de publicação: | 10-Nov-2014 |
Referência: | PEREIRA, Larissa Peniche. Validação de cartilha sobre alimentação saudável para crianças de dois a cinco anos. 2014. [52] f., il. Monografia (Bacharelado em Nutrição)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | A validação de conteúdo é essencial no processo de desenvolvimento e adaptação de instrumentos, avaliando o grau em que cada elemento de um instrumento é relevante e representativo. Este estudo teve como objetivo validar uma cartilha sobre alimentação saudável para crianças de dois a cinco anos, voltada para pais, educadores, nutricionistas e responsáveis. A construção da cartilha foi realizada em quatro etapas: pesquisa em base de dados, coleta de informações com mães via internet e presencialmente, construção de conteúdo e confecção das ilustrações. A validação do conteúdo da cartilha foi feita em duas etapas: revisão por comitê de especialistas e análise semântica. Na revisão os oito juízes julgaram critérios de clareza de linguagem, pertinência prática e relevância teórica, atribuindo notas em escala tipo Likert de cinco pontos. As notas foram utilizadas para o cálculo do Coeficiente de Validade de Conteúdo (CVC). Os resultados obtidos foram três notas de clareza de linguagem e três notas de relevância teórica abaixo de satisfatório (0,8), e pertinência prática com todas as notas satisfatórias. O Coeficiente de Validade de Conteúdo total mostra os três critérios com valores satisfatórios. Além das notas os juízes emitiram contribuições, sendo relacionadas a utilização de linguagem menos técnica, a adição de conteúdos, a exclusão de conteúdos e correção de informações. A análise semântica foi feita por três mães e três nutricionistas, onde buscaram avaliar a clareza de linguagem e compreensão. As considerações foram: substituição de palavras técnicas, utilização de uma linguagem mais clara, adição de conteúdos e explicação de informações. |
Abstract: | The content validation is essential in the process of development and adaptation of instruments, evaluating the grade that each element of an instrument is relevant and representative. This study aimed to validate a handbook on healthy eating for children two to five years, aimed at parents, educators, nutritionists and guardians. The construction of the handbook was performed in four steps: research database, gathering information with mothers in person and through the Internet, content building and designing illustrations. The handbook content validation was done in two steps: review by experts committee and semantic analysis. In the review, the eight judges considered the criteria of language clarity, practical relevance and theoretical relevance which scores on Likert scale of five points. The grades were used to calculate the Content Validity Coefficient (CVC). The results were three grades of language clarity and three grades of theoretical relevance below the satisfactory (0.8), and practical relevance with all grades satisfactory. The Total Content Validity Coefficient shows the three criteria with satisfactory values. Beside grades, the judges issued contributions, being related to the use of less technical language, the addition of content, the exclusion of content and correction of information. Semantic analysis was done by three mothers and three nutritionists, which looked for evaluate the language clarity and understanding. The considerations were: replacement of technical words, use of clearer language, content addition and explanation of information. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição, 2014. |
Aparece na Coleção: | Nutrição
|