Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8915
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_MariliaBarretoMenesesPessoaLima.pdf881,73 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Percepção sobre alimentação e obesidade em adolescentes de escolas públicas do Distrito Federal
Outros títulos: Perceptions of food and obesity in adolescents from public schools of Distrito Federal
Autor(es): Lima, Marília Barreto Meneses Pessoa
Orientador(es): Bertolin, Maria Natacha Toral
Assunto: Distrito Federal (DF) - escolas públicas
Obesidade
Obesidade nos adolescentes
Adolescentes - alimentação
Comportamento humano - aspectos nutricionais
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 10-Nov-2014
Referência: LIMA, Marília Barreto Meneses Pessoa. Percepção sobre alimentação e obesidade em adolescentes de escolas públicas do Distrito Federal. 2014. 33 f., il. Monografia (Bacharelado em Nutrição)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Objetivo: Analisar a percepção sobre alimentação e obesidade entre adolescentes de escolas públicas do Distrito Federal, identificando suas opiniões frente às dificuldades para alimentação saudável, causas, conseqüências e soluções da obesidade. Métodos: Estudo transversal com adolescentes de 12 a 17 anos voluntários para análise suplementar do ERICA. Investigaram-se comportamento, consumo alimentar e percepção sobre alimentação e obesidade, utilizando-se questionário auto preenchido. Aferiu-se peso e altura para avaliação do estado nutricional. Análise descritiva com dados percentuais, médias e desvio-padrão. Resultados: Os 56 adolescentes classificaram-se com estatura adequada para idade, 12,5%, 7,1% e 1,8% apresentavam sobrepeso, obesidade e obesidade grave, respectivamente, e nenhum magreza. 51,8% acreditavam que sua alimentação não é saudável. O consumo em 5 dias ou mais foi: 26,7% de frutas, 23,2% de legumes e verduras cozidas e 35,8% de salada crua. Apenas 5,4% consumiam frutas e hortaliças em porções diárias recomendadas. As dificuldades relatadas para alimentação saudável: falta de opções saudáveis na rua e praticidade dos alimentos não saudáveis. Relatou-se ter estilo de vida pouco saudável, comer alimentos fritos/gordurosos e comer mais do que precisa como causas da obesidade. Verificou-se que 51,8% acreditavam sofrer discriminação/bullying como consequência desse problema e 94,6% concordaram que comer mais alimentos saudáveis e praticar atividade física são soluções a obesidade. Conclusão: Evidenciou-se percepção equivocada dos adolescentes sobre sua alimentação visto baixo consumo de frutas e hortaliças. Dificuldades para uma alimentação saudável: falta de opções saudáveis na rua e praticidade dos alimentos não saudáveis. Os adolescentes possuem conhecimento sobre as causas, consequências e soluções para a obesidade.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição, 2014.
Aparece na Coleção:Nutrição



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons