Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8905
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_IngriddeSousaRodriguesDuarte.pdf763,35 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A influência da formação dos professores para o uso das TICs na prática pedagógica
Autor(es): Duarte, Ingrid de Sousa Rodrigues
Orientador(es): Barrenechea, Cristina Azra
Assunto: Tecnologia da informação e comunicação
Prática de ensino
Práticas pedagógicas
Professores - formação
Tecnologia na educação
Data de apresentação: 18-Mai-2013
Data de publicação: 6-Nov-2014
Referência: DUARTE, Ingrid de Sousa Rodrigues. A influência da formação dos professores para o uso das TICs na prática pedagógica. 2013. 65 f. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente trabalho investigou como a formação dos professores do ensino médio da rede pública de ensino influencia seu trabalho em sala de aula quanto ao uso de novas tecnologias. A pesquisa põe em foco como essa formação pode contribuir na prática pedagógica e quais os fatores que facilitam e/ou dificultam o trabalho do professor em integrar as novas tecnologias à sua prática pedagógica. A pesquisa foi realizada com professores voluntários, que trabalham numa escola pública de Taguatinga Norte, na cidade de Taguatinga – Distrito Federal. Utilizou-se um questionário com questões fechadas e abertas. A metodologia aplicada é de uma abordagem qualitativa apoiada em pesquisa de campo. A análise dos resultados indicou que a falta de formação e de preparo dos professores para fazer o uso das tecnologias, em especial o computador, e o tempo para participar das capacitações oferecidas, entre outras, são os fatores que dificultam a atuação do professor para integrar o recurso tecnológico a sua prática pedagógica.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons