Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Silva, Edileuza Fernandes da | - |
dc.contributor.author | Santos, Cleuslene Portugal dos | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Cleuslene Portugal dos. Avaliação institucional e a sua influência na organização do trabalho pedagógico. 2013. 49 f., il. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. | en |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013. | en |
dc.description.abstract | A Avaliação Institucional é um instrumento criado para ajudar a escola a conhecer a sua realidade, no intuito de inovar as práticas nela existentes, sendo a somatória de todos os segmentos atinentes ao ambiente escolar. Entretanto, muitas vezes, é desconhecido o seu valor potencial que, se desenvolvido em bases sólidas, dará sentido ao seu papel dentro deste espaço, favorecendo, assim, a organização do trabalho pedagógico realizado pela instituição. Desse modo, o presente estudo teve como objetivo geral compreender como a avaliação institucional, desenvolvida pela escola, contribuiu na organização do seu trabalho pedagógico. Nesta perspectiva, a presente pesquisa apresenta dados relevantes sobre este nível avaliativo, de modo a conhecer a sua importância no processo de ensino-aprendizagem. Utilizando-se de questionários dirigidos a docentes, membros da coordenação e gestão atual, a pesquisa detecta opiniões pertinentes à condução dessa prática avaliativa na escola, gerando conhecimentos que favorecerão uma análise crítica deste nível avaliativo, objeto do estudo. Para a realização desta pesquisa foram utilizadas como referência uma bibliografia atual no qual se destacam Freitas, Villas Boas e Vianna por apresentarem em suas obras reflexões valiosas que possibilitaram aprofundar o conhecimento sobre o tema. Sintetizando o estudo, concluímos que a avaliação institucional é o caminho para auto- avaliação e novas perspectivas no campo escolar. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Avaliação institucional - escola | en |
dc.subject.keyword | Práticas pedagógicas | en |
dc.subject.keyword | Escolas | en |
dc.subject.keyword | Coordenação pedagógica | en |
dc.title | Avaliação institucional e a sua influência na organização do trabalho pedagógico | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | en |
dc.date.accessioned | 2014-11-06T21:08:43Z | - |
dc.date.available | 2014-11-06T21:08:43Z | - |
dc.date.issued | 2014-11-06T21:08:43Z | - |
dc.date.submitted | 2013-05 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/8903 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Coordenação Pedagógica
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