Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8900
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_EleniFernandesGoncalvesCampos.pdf304,13 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A prática da capoeira em âmbito escolar
Autor(es): Campos, Eleni Fernandes Gonçalves
Orientador(es): Duarte, Juliana Fonseca
Assunto: Capoeira
Esportes e educação
Esportes para crianças
Desenvolvimento cognitivo
Ambiente escolar
Data de apresentação: 18-Mai-2013
Data de publicação: 6-Nov-2014
Referência: CAMPOS, Eleni Fernandes Gonçalves. A prática da capoeira em âmbito escolar. 2013. 43 f., il. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Há muito tempo, estudiosos têm se dedicado a entender os benefícios que a aprendizagem da prática da capoeira traz para o desenvolvimento humano. Os estudos apontam que, para além de momentos prazerosos, o aprendizado da capoeira contribui para o desenvolvimento dos aspectos cognitivos, emocionais e sociais, promovendo o bem-estar do indivíduo. Os estudos revelam também que ela proporciona melhoria no convívio social, ajudando na superação de problemas como violência e uso de drogas. Favorecendo o desenvolvimento cognitivo e afetivo, o ensino da capoeira torna-se um excelente instrumento didático-pedagógico, auxiliando o professor no processo ensino-aprendizagem escolar. Nesse sentido, a presente pesquisa objetiva entender os benefícios da prática da capoeira no desenvolvimento humano e, também, compreender como os resultados dessas transformações se destacam no aprimoramento de outras áreas, inclusive, no aprendizado escolar. Para alcançar os objetivos, foram realizadas pesquisas bibliográficas com base em autores que são autoridades na área. Ainda, buscou-se entender como se dá a prática da capoeira por meio de pesquisa de campo realizada com 3 grupos, sendo o Grupo 01 com 20 alunos do 6º e 7º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Profa Glória Moreira, localizada em Unaí-MG, que participaram do Projeto CapoeirAção; o Grupo 02, também com 20 alunos da mesma escola e do mesmo nível de escolaridade, porém não participaram do Projeto CapoeirAção; e o Grupo 03 com quatro professores da unidade escolar. Como resultado do estudo, cabe ressaltar que houve um progresso maior, quanto ao desenvolvimento cognitivo, motor, afetivo e social dos alunos capoeiristas sobre os outros alunos que não tiveram oportunidade de participar do projeto.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons