Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8899
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_FlavianeSantanaOliveiraMidrei.pdf733,95 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O trabalho desenvolvido pelo coordenador pedagógico junto aos professores na redução da indisciplina
Autor(es): Midrei, Flaviane Santana Oliveira
Orientador(es): Fávero Sobrinho, Antônio
Assunto: Coordenação pedagógica
Disciplina escolar
Professores - prática profissional
Coordenadores pedagógicos
Estudantes - indisciplina
Data de apresentação: 18-Mai-2013
Data de publicação: 6-Nov-2014
Referência: MIDREI, Flaviane Santana Oliveira. O trabalho desenvolvido pelo coordenador pedagógico junto aos professores na redução da indisciplina. 2013. 42 f., il. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este estudo intitulado “O trabalho desenvolvido pelo coordenador pedagógico junto aos professores na redução da indisciplina” tem como objetivo discutir a questão da redução da indisciplina em uma escola de ensino fundamental da rede pública de ensino do Distrito Federal. Elegemos como objetivo geral analisar como o trabalho do coordenador pedagógico, junto aos professores pode minimizar a indisciplina na escola e como objetivos específicos investigar junto aos professores e aos coordenadores quais são as principais causas da indisciplina em sala de aula; verificar junto aos professores como a formação continuada, promovida pelos coordenadores pedagógicos pode ajudá-los na mediação dos problemas de indisciplina e apontar as principais causas da indisciplina na escola pesquisada. Para fundamentar a análise de dados, utilizamos os referenciais teóricos dos autores: Abramovay (2004), Aquino (2003), Dayrell (2007), Tiba (1996) entre outros. Na metodologia de pesquisa, optou-se pela abordagem qualitativa e o instrumento de coleta de dados: questionário realizado com 10 professores e 2 coordenadores do ensino fundamental. Os resultados deste estudo indicam que: a indisplina possui diversas causas e que a sua redução depende de todos os envolvidos no ambiente escolar; o trabalho do coordenador pedagógico é de suma importância no auxílio ao planejamento das aulas, na mediação de conflitos e na melhoria da qualidade do ensino. Ao concluir esta pesquisa, constatamos que o grupo de professores espera dos coordenadores pedagógicos que eles continuem desenvolvendo seu papel de formadores, buscando-o por meio de planejamentos, projetos, grupos de estudos, apoio às famílias e que a comunidade escolar tenha sempre como meta principal ofertar uma educação de qualidade de forma ética, competente e participativa.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons