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dc.contributor.advisorCruz, Shirleide Pereira da Silva-
dc.contributor.authorRamos, Arinalda Oliveira-
dc.identifier.citationRAMOS, Arinalda Oliveira. A gestão democrática e o trabalho do coordenador pedagógico em uma escola pública do Distrito Federal. 2013. 53 f. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.en
dc.description.abstractA educação tem passado por mudanças relevantes. A escola desligou-se de um modelo de administração autoritário e adotou um modelo dinâmico, seguindo a democratização na gestão de forma a tornar possível seu principal objetivo: formar o cidadão. O presente estudo teve como objetivo analisar a prática do coordenador pedagógico em relação à proposta da gestão escolar democrática. Nesse sentido, procurou-se identificar a concepção que os professores têm sobre a gestão democrática e as possibilidades e dificuldades no trabalho do coordenador pedagógico. O estudo foi desenvolvido por meio de um estudo de caso e o instrumento utilizado para coletar os dados foi questionário com perguntas fechadas, aplicado a dezessete professores e três coordenadoras de uma escola pública de São Sebastião. Foram analisadas as características principais da gestão democrática: a autonomia que a escola estabeleceu, a construção do Projeto Político Pedagógico e a eleição direta para diretor. A pesquisa revelou que as características da gestão democrática estão bem claras para os docentes. A prática do coordenador pedagógico assume papel fundamental tendo em vista que ele articula estratégias que auxiliam o professor no processo ensino-aprendizagem. Foi possível observar ainda que o coordenador pedagógico é visto como figura de mediação entre os professores e equipe gestora. O coordenador pedagógico ainda terá que superar muitos desafios para executar sua função como, por exemplo, reduzir a quantidade de substituições de professores regentes.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordDistrito Federal (DF) - escolas públicasen
dc.subject.keywordGestão escolar democráticaen
dc.subject.keywordCoordenadores pedagógicosen
dc.titleA gestão democrática e o trabalho do coordenador pedagógico em uma escola pública do Distrito Federalen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2014-11-04T20:16:23Z-
dc.date.available2014-11-04T20:16:23Z-
dc.date.issued2014-11-04T20:16:23Z-
dc.date.submitted2013-04-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/8888-
dc.language.isoPortuguêsen
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