Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/8887
Título: | Redes sociais e educação - um estudo sobre as negociações de sentidos da disciplina de Sociologia feitas por alunos e alunas do Ensino Médio em suas interações no Facebook |
Autor(es): | Sampaio, Rachel Lenir Otoni |
Orientador(es): | Barrenechea, Cristina Azra |
Assunto: | Sociologia - estudo e ensino Estudantes do ensino médio - uso das redes sociais online Estudantes - senso crítico Redes sociais on-line Facebook (Rede social on-line) |
Data de apresentação: | 18-Mai-2013 |
Data de publicação: | 4-Nov-2014 |
Referência: | SAMPAIO, Rachel Lenir Otoni. Redes sociais e educação - um estudo sobre as negociações de sentidos da disciplina de Sociologia feitas por alunos e alunas do Ensino Médio em suas interações no Facebook. 2013. 64 f. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | Este estudo buscou compreender como alunos e alunas do Ensino Médio estão utilizando os conteúdos trabalhados na disciplina de Sociologia em suas negociações de sentidos na Rede Social na qual eles ou elas participam no Facebook. A pesquisa, de nível exploratório, abordagem qualitativa, tipos bibliográfico e empírico, empregou como técnica de investigação o Grupo Focal com uma turma de terceiro ano do Centro de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional da região administrativa do Gama, no Distrito Federal, o CEMI. A metodologia foi amparada pela “análise de conteúdo” proposta por Laurence Bardin para julgamento das manifestações discursivas e negociações de sentidos dos/as estudantes em suas interações cotidianas no Facebook. No Grupo Focal foram analisados os usos de termos, conceitos, ou pressupostos pertinentes aos conteúdos trabalhados em sala de aula com a disciplina de Sociologia. A análise e a fundamentação teórica sobre a conceituação e discussão do que são Redes Sociais e sua importância para o mundo contemporâneo; sobre a interpretação da realidade escolar “atual”; sobre a identidade do jovem contemporâneo; e sobre a discussão da implantação da disciplina de Sociologia como componente curricular do Ensino Médio; indicaram que há evidências da influência do discurso sociológico na negociação cotidiana de sentidos que alunos e alunas produzem no Facebook. Com isso, comprovou-se a possibilidade de se obter ferramentas de pesquisa nas Redes Sociais a fim de se compreender a transposição de conteúdos formais curriculares para as representações discursivas e negociações de significados dos/as estudantes em suas interações nas Redes Sociais virtuais. Confirmou-se que a aprendizagem dos/as jovens pode ser observada em suas manifestações discursivas nas Redes Sociais, especialmente, no Facebook. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013. |
Aparece na Coleção: | Coordenação Pedagógica
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons