Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Cruz, Shirleide Pereira da Silva | - |
dc.contributor.author | Silva, Sonaly Carvalho de Miranda da | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Sonaly Carvalho de Miranda da. A coordenação pedagógica na perspectiva da gestão democrática: espaço de conquista e formação. 2013. 76 f. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. | en |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013. | en |
dc.description.abstract | O presente estudo objetivou analisar quais princípios da gestão democrática colaboram para a promoção de atividades de formação continuada na coordenação pedagógica. No referencial teórico, buscou-se ampliar a compreensão sobre: a relação entre a gestão e a organização do trabalho pedagógico; a liderança democrática; e a coordenação pedagógica como espaço de diálogo e formação continuada. A metodologia empregada na pesquisa primou por uma visão qualitativa da realidade de uma escola pública do ensino fundamental da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. O instrumento utilizado foi a entrevista semiestruturada, tendo como participantes professores e equipe gestora da escola. O estudo permitiu identificar alguns dos vários princípios que estão presentes na concepção de gestão democrática e sua influência nas várias ações escolares, mais especificamente, na coordenação pedagógica e na formação continuada. Tais princípios foram sintetizados em quatro categorias de análise, quais sejam: construção do ambiente de convívio: a organização; construindo o conviver: a integração; humanização do sujeito: a participação; emancipação pelo saber: o conhecimento. Percebeu-se que os princípios da gestão democrática estão disseminados em todas as atividades da escola, principalmente na formação continuada do professor que acontece na coordenação pedagógica. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Gestão escolar democrática | en |
dc.subject.keyword | Professores - formação continuada | en |
dc.subject.keyword | Coordenação pedagógica | en |
dc.title | A coordenação pedagógica na perspectiva da gestão democrática : espaço de conquista e formação | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | en |
dc.date.accessioned | 2014-11-04T20:15:25Z | - |
dc.date.available | 2014-11-04T20:15:25Z | - |
dc.date.issued | 2014-11-04T20:15:25Z | - |
dc.date.submitted | 2013-05-18 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/8885 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Coordenação Pedagógica
|