Título: | A importância do projeto político pedagógico para desenvolver o currículo respeitando a diversidade no contexto escolar |
Autor(es): | Pinheiro, Carmen Neide Antunes |
Orientador(es): | Santos, Rita Silvana Santana dos |
Assunto: | Diversidade na escola Currículo escolar Projeto político-pedagógico |
Data de apresentação: | 18-Mai-2013 |
Data de publicação: | 3-Nov-2014 |
Referência: | PINHEIRO, Carmen Neide Antunes. A importância do projeto político pedagógico para desenvolver o currículo respeitando a diversidade no contexto escolar. 2013. 39 f., il. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo conhecer a importância do Projeto Político Pedagógico para desenvolver o Currículo respeitando a Diversidade no Contexto Escolar e identificar as ações pedagógicas que envolvem a diversidade da Escola, e ainda para visualizar como foi elaborado e executado o Projeto Político Pedagógico da escola. A pesquisa foi realizada com educadores e educandos de 1º ao 9° ano do ensino fundamental, de duas escolas municipais de Santo Antônio do Descoberto-GO. Para a realização dessa pesquisa foi realizada a análise documental a fim de identificar as ações que abrange a diversidade do contexto escolar e aplicação de um questionário com professores, alunos, merendeiras, auxiliar de serviços gerais, secretários, coordenadores e gestores para identificar como se deu o processo de elaboração e execução do Projeto Político Pedagógico diante da diversidade presente no contexto escolar. Os resultados da pesquisa indicaram que o Projeto Político Pedagógico é de essencial importância para desenvolver o Currículo, e a participação dos diversos segmentos da escola, ajuda a resolver conflitos que envolvem negociações independentes de cor, raça ou religião, em prol da aprendizagem do aluno, onde valoriza o coletivo, respeitando assim a Diversidade do Contexto Escolar, a qual os alunos aprenderam respeitar as diferenças e as escolas pesquisadas combatem os preconceitos. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013. |
Aparece na Coleção: | Coordenação Pedagógica
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