Título: | O coordenador pedagógico como mediador do processo ensino aprendizagem |
Autor(es): | Gabarão, Alessandra Gonçalves de Miranda |
Orientador(es): | Duarte, Juliana Fonseca |
Assunto: | Trabalho coletivo (Educação) Aprendizagem Coordenadores pedagógicos Mediação pedagógica |
Data de apresentação: | 18-Mai-2013 |
Data de publicação: | 3-Nov-2014 |
Referência: | GABARÃO, Alessandra Gonçalves de Miranda. O coordenador pedagógico como mediador do processo ensino aprendizagem. 2013. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | A presente pesquisa tem como objetivo analisar a importância do trabalho coletivo para o processo de ensino e aprendizagem tendo a figura do coordenador pedagógico como seu mediador no cenário da Escola Classe 01 do Itapoã- DF. A fundamentação teórica utilizada foi baseada em pesquisas de Fernandes (2005) e Silva e Oliveira (2008) sobre o surgimento da figura do coordenador pedagógico nas escolas paulistas, a mudança de foco da sua função inicial aos dias atuais e a necessidade do resgate da sua identidade para que o ambiente escolar não só garanta o acesso, mas a permanência dos educandos por meio de um ambiente estimulante, tanto para estes quanto para os professores e demais agentes da instituição educacional. Nesse sentido, o trabalho pedagógico precisa ser organizado e redirecionado para acolher a demanda educativa em suas diferenças e ansiedades, fazendo com que o educando se sinta parte desse processo, de forma que todas as ações desenvolvidas pelos atores educativos se convertam para a aprendizagem e a educação de qualidade, promovendo o processo de humanização, respeitando as diferenças, o interesse e a realidade dos educandos. A abordagem metodológica usada foi a qualitativa que indicou, por meio desse caminho, a importância da mediação do trabalho pedagógico, como figura de liderança que busque junto com os atores desse processo, estratégias de articulação do saber e do trabalho coletivo mais democrático, com intenção política definida e compromissada com a escola pública, favorecendo assim, o desenvolvimento da aprendizagem, da ética, da cidadania e do fortalecimento da gestão participativa e, consequentemente, da construção de uma sociedade mais inclusiva e justa. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013. |
Aparece na Coleção: | Coordenação Pedagógica
|