Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8872
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_MiguelOzorioAlves.pdf681,08 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorDuarte, Juliana Fonseca-
dc.contributor.authorAlves, Miguel Ozório-
dc.identifier.citationALVES, Miguel Ozório. Os atores do processo ensino aprendizagem: a ausência da família na escola. 2013. 47 f., il. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.en
dc.description.abstractEsta pesquisa visa demonstrar as dificuldades existentes nos caminhos educacionais, para os quais, espera-se encontrar soluções, que torne a educação a principal fonte de crescimento frente às desigualdades sociais. Oobjetivo geral é investigar as causas e as consequências causadas pela distância entre a comunidade e a escola. Os objetivos específicos são destacar os fatores causadores da distância entre a escola e a família, assim como, encontrar formas de infiltrar a família no mundo da na escola. Para tais objetivos, fundamentou-se nos autores Libâneo (2000), que busca a autonomia democrática na escola, e Rego (2003) que, numa abordagem vygostkiana, defende a união entre a escola e família como forma de alcançar melhores resultados no processo de ensino aprendizagem.A abordagem quantitativa foi a abordagem escolhida para direcionar, contudo não se esquecendo de abordar qualitativamente na análises de resultados obtidos.A pesquisa concluiu que não há uma maneira única para conseguir trazer a família para a escola. É necessário criar alternativas diversificadas que consigam atrair a comunidade e alternativas para fazer que elas permaneçam e façam parte definitivamente do processo de aprendizagem.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordAcompanhamento familiaren
dc.subject.keywordAprendizagemen
dc.subject.keywordFamília e escolaen
dc.titleOs atores do processo ensino aprendizagem : a ausência da família na escolaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2014-11-03T16:24:03Z-
dc.date.available2014-11-03T16:24:03Z-
dc.date.issued2014-11-03T16:24:03Z-
dc.date.submitted2013-05-18-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/8872-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons