Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8869
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_MariaFlaviaAlbuquerqueDeAlencarSilva.pdf587,45 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A coordenação pedagógica como espaço de formação continuada em serviço na mediação de conflitos
Autor(es): Silva, Maria Flávia Albuquerque de Alencar
Orientador(es): Fávero Sobrinho, Antônio
Assunto: Coordenação pedagógica
Professores - formação continuada
Mediação de conflitos
Data de apresentação: 18-Mai-2013
Data de publicação: 3-Nov-2014
Referência: SILVA, Maria Flávia Albuquerque de Alencar. A coordenação pedagógica como espaço de formação continuada em serviço na mediação de conflitos. 2013. 84 f., il. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este estudo de natureza qualitativa e caráter descritivo teve em vista analisar como a coordenação pedagógica pode contribuir para a formação continuada em serviço na mediação de conflitos, com vistas a subsidiar o trabalho docente e o desenvolvimento de práticas participativas, solidárias entre os sujeitos escolares e as relações que se forjam no cotidiano intra e extraescolar. Pretendeu-se refletir sobre a importância da escola como local de socialização do conhecimento, da diversidade sociocultural, das diferenças e da convivência. Verificou-se através da aplicação de questionários e entrevistas ao corpo diretivo da escola e docentes se havia ou não espaços e tempos destinados à coordenação pedagógica para estudo dos fatores geradores da indisciplina, violência e mediação de conflitos, se a coordenação pedagógica era ou não importante como articuladora e integradora dos processos educativos e de mediação no âmbito escolar. Através da análise do conteúdo, bem como revisão da literatura, possibilitou-se comprovar através dos resultados obtidos que a coordenação pedagógica constitui-se em importante espaço de formação continuada na mediação de conflitos e qualidade do ensino, através de políticas educacionais emancipadoras provenientes de uma gestão democrática que prime pela ética entre os sujeitos escolares, o convívio social, o respeito às diferenças e a dignidade humana. __________________________________________________________________________ ABSTRACT
This qualitative study and descriptive has as aimed at analyzing how the pedagogical coordination can contribute to the continuing education supportining conflict mediation in the CEF 10 DO GAMA, in order to support the teaching and development of participatory practices, solidarity between school subjects and the relationships that are forged in everyday inside and outside school. Intended to reflect on the importance of school as a place of socialization of knowledge, sociocultural diversity, differences and coexistence. Verified through questionnaires and interviews of the governing body of the school teachers and whether there is space and time for the Pedagogical Coordination to study the factors leading to indiscipline, violence and conflict mediation, the pedagogical coordination was or was not important as articulating and integrating the educational processes and conflict mediation in the school environment. Through content analysis, and review of educational literature, allowed to see the results of management experience where everyone participates and solidarity practices in school life and are jointly responsible in making the decisions they want to analyze, discuss, study and know in your teacher training. The contribution of teachers becomes very rich for successful learning and the relationships between them - namely, teachers and school community.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons