Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8868
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_MariaDoBonfimCastroDoAmaral.pdf378,87 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A gestão democrática e a autonomia do coordenador na organização do trabalho pedagógico
Autor(es): Amaral, Maria do Bonfim Castro do
Orientador(es): Cruz, Shirleide Pereira da Silva
Assunto: Coordenadores pedagógicos
Autonomia - educação
Gestão escolar democrática
Data de apresentação: 18-Mai-2013
Data de publicação: 3-Nov-2014
Referência: AMARAL, Maria do Bonfim Castro do. A gestão democrática e a autonomia do coordenador na organização do trabalho pedagógico. 2013. 46 f. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar se o processo de gestão democrática propicia a viabilização de ações autônomas por parte do coordenador pedagógico. Privilegiou como embasamento teórico a concepção da gestão democrática no cenário das escolas públicas brasileiras, formação do conselho escolar como mecanismo da gestão democrática, o Projeto Político Pedagógico como a identidade da escola, a autonomia como um dos princípios da gestão democrática e a autonomia do coordenador dentro do cenário escolar. A pesquisa de campo foi realizada numa escola pública do DF situada na cidade do Recanto das Emas onde foram aplicados questionários aos professores, coordenadores e gestor da escola. A metodologia utilizada foi abordagem qualitativa. Os dados coletados evidenciam os mecanismos de participação da gestão democrática dentro da escola, como formação do conselho escolar, a presença do Projeto Político Pedagógico e sua construção de forma democrática, conselho de classe, reunião de pais e a presença da comunidade escolar nos eventos da escola. Em relação às ações do coordenador pedagógico os professores, coordenadores e gestor da escola demonstraram a partir dos dados coletados, reconhecem sua autonomia na escola, uma vez que este é o responsável em encaminhar e organizar o trabalho pedagógico.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons