Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8858
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_AldaciMariaPaimDeLima.pdf619,66 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O papel do coordenador pedagógico na construção da gestão democrática
Autor(es): Lima, Aldací Maria Paim de
Orientador(es): Cruz, Shirleide Pereira da Silva
Assunto: Professores - formação continuada
Gestão escolar democrática
Coordenação pedagógica
Trabalho coletivo (Educação)
Data de apresentação: 18-Mai-2013
Data de publicação: 30-Out-2014
Referência: LIMA, Aldací Maria Paim de. O papel do coordenador pedagógico na construção da gestão democrática. 2013. 56 f. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente estudo teve como objetivo identificar as possibilidades de atuação do Coordenador Pedagógico para a construção da gestão democrática no âmbito escolar. Para isso, foi realizado um estudo de caso em um Centro de Ensino do Guará, pertencente a Rede Pública de Ensino do Distrito Federal. O instrumento utilizado foi questionário aplicado a docentes, discentes, direção e funcionários. Os dados coletados revelam que a figura do coordenador é reconhecida pelo grupo pesquisado, como um ator importante no papel da concretização da Gestão Democrática, mas sugerem maior autonomia de trabalho e a construção de uma coordenação que enfatize a formação continuada que envolva mais da prática pedagógica. Além disso, a ação da coordenação pedagógica frente à gestão democrática deve ser uma atuação motivadora, inovadora e interdisciplinar, característica da prática desse profissional que busca sempre inovar e transformar o processo de ensino e aprendizagem por meio de uma prática participativa que envolva os agentes da educação. Entretanto, faz-se necessário a garantia de um ambiente democrático e com divisão de responsabilidades, de forma a despertar a consciência daqueles que se engajam no campo educacional para transformar o cotidiano escolar em algo realmente prazeroso e significativo. Porém, faz-se necessário que o coordenador esteja atento aos desafios encontrados em sua prática cotidiana, conheça o universo da educação, suas dificuldades e avanços, fazendo, a partir de sua atuação pedagógica, um caminho de maturação.E vivencie as experiências da comunidade escolar como processo individual dos sujeitos que dela participam, contudo, essa ação deve visar uma abrangência de transformação coletiva.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons