Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/8853
Título: | A contribuição do professor-coodenador na elaboração e execução do projeto político pedagógico da escola |
Autor(es): | Freitas, Marineide Martins de Oliveira |
Orientador(es): | Fernandes, Rosana César de Arruda |
Assunto: | Coordenadores pedagógicos Projeto político-pedagógico Professores - participação na administração |
Data de apresentação: | 18-Mai-2013 |
Data de publicação: | 30-Out-2014 |
Referência: | FREITAS, Marineide Martins de Oliveira. A contribuição do professor- coodenador na elaboração e execução do projeto político pedagógico da escola. 2013. 46 f., il. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo geral analisar o envolvimento do coordenador pedagógico na elaboração e execução do Projeto Político Pedagógico da escola. E, para tanto seguiu uma linha e investigação por meio da pesquisa de campo com aplicação de um questionário previamente elaborado, tendo designado somente duas escolas de uma região, para uma pesquisa mais delimitada. Traçou-se metas para chegar ao objetivo e conclusões, sendo que, os objetivos específicos nortearam a discussão dos dados dentro da pesquisa, tais como: analisar o Projeto Político Pedagógico como instrumento norteador das ações curriculares e extracurriculares na escola; identificar as estratégias para a elaboração do PPP no papel do professor coordenador e analisar o desenvolvimento do PPP na escola no decorrer do ano letivo, e o envolvimento do professor coordenador nessa execução. A partir da pesquisa empírica seguiu-se um modelo qualitativo fundamentado teoricamente confrontando as discussões. Concluiu-se que os professores coordenadores apresentam papel importante na construção do Projeto Político Pedagógico da escola, a maioria se envolvem pela busca de qualidade as ações pedagógicas desde a formulação quanto para a execução. Alguns sinalizam a possibilidade de algum dia alcançar a todos nessa coletividade de construção e execução de todas as ações propostas no Projeto Político Pedagógico da escola. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013. |
Aparece na Coleção: | Coordenação Pedagógica
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons