Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8851
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_FernandaFreitasSilvaPrado.pdf552,53 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Práticas de trabalho coletivo colaborativo nos fóruns de coordenação pedagógica
Autor(es): Prado, Fernanda Freitas Silva
Orientador(es): Silva, Jeane Medeiros
Assunto: Coordenação pedagógica
Trabalho coletivo (Educação)
Práticas pedagógicas
Professores - formação continuada
Data de apresentação: 18-Mai-2013
Data de publicação: 30-Out-2014
Referência: PRADO, Fernanda Freitas Silva. Práticas de trabalho coletivo colaborativo nos fóruns de coordenação pedagógica. 2013. 45 f. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Em torno do Projeto “Formação centrada na escola: significando o espaço-tempo da coordenação pedagógica”, esta pesquisa buscou compreender e analisar as práticas colaborativas desenvolvidas neste período de implantação do projeto nos Fóruns de Coordenação Pedagógica da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, da Coordenação Regional de Ensino do Recanto das Emas, bem como, suas implicações na significação das coordenações pedagógicas das escolas envolvidas, como espaço formador, sistematizado e organizado na promoção de práticas pedagógicas mais reflexivas e críticas por intermédio de seus educadores. Nesse sentido, a pesquisa mostra que a partir do diálogo e discussões sobre a própria realidade escolar entre seus sujeitos e entre as escolas é possível consolidar um trabalho colaborativo, entre os mesmo, que promova a significação dos espaços da coordenação pedagógica como espaço formador e provedor de uma reflexão-ação das práticas pedagógicas desenvolvidas neste ambiente escolar.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons