Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8845
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_SergioGoncalvesDosAnjos.pdf555,1 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Utilização de software pelos docentes no planejamento e execução de suas aulas
Autor(es): Anjos, Sérgio Gonçalves dos
Orientador(es): Barrenechea, Cristina Azra
Assunto: Letramento
Professores - formação continuada
Tecnologia na educação
Data de apresentação: 3-Mai-2013
Data de publicação: 30-Out-2014
Referência: ANJOS, Sérgio Gonçalves dos. Utilização de software pelos docentes no planejamento e execução de suas aulas. 2013. vi, 63 f. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Esta monografia fala sobre os problemas que envolvem os professores quanto à utilização de software em suas práticas pedagógicas. Discute questões ligadas ao letramento digital e suas implicações na prática pedagógica, destacando aspectos importantes relacionados ao letramento digital, bem como a inserção de software na educação, tendo como pano de fundo as relações entre professores, alunos e a construção do conhecimento. Destaca a importância da formação continuada dos docentes no que diz respeito à utilização de novas tecnologias, em especial o domínio de técnicas e capacidade de interação na utilização de software na educação. A coleta de dados deu-se a partir da aplicação de questionário com perguntas abertas e fechadas objetivando- se fazer uma análise qualitativa desses dados. Os resultados da pesquisa indicam a necessidade de um maior comprometimento dos docentes no que diz respeito à capacitação e utilização de software , aborda algumas dificuldades encontradas por estes docentes quanto à introdução desta tecnologia no cotidiano escolar. Aponta para a necessidade de maiores investimentos do Estado na compra de equipamentos e na condução de projetos que, realmente, promovam a utilização de softwares no processo de construção do conhecimento no âmbito das escolas públicas.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons