Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8839
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_NataliaMilhomemCandido.pdf7,83 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorBó, Antônio Padilha Lanari-
dc.contributor.authorCândido, Natália Milhomem-
dc.identifier.citationCÂNDIDO, Natália Milhomem. Desenvolvimento de ferramenta de retroalimentação visual para movimentos de ombro e cotovelo. 2014. 62 f., il. Monografia (Bacharelado em Fisioterapia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Fisioterapia, 2014.en
dc.description.abstractIntrodução: A retroalimentação visual é uma ferramenta promissora para o estímulo e incentivo de exercícios, tendo atualmente diferentes centros de reabilitação que já utilizam no contexto terapêutico. Objetivo: Investigar a possível utilidade clínica do sistema, pela sua capacidade de incentivar os usuários a reproduzir o movimento proposto da maneira mais próxima ao de referência, e verificar a aceitação por parte dos participantes. Testar a ferramenta para a recuperação de funcionalidade em pessoas com limitações de amplitudes de movimento em membro superior. Metodologia: Estudo do tipo descritivo que envolveu estudantes e servidores da Universidade de Brasília. A tarefa a ser realizada era o participante fixar o olhar na tela à sua frente e acompanhar o movimento da imagem sobreposta a sua, na tentativa de fazer o mesmo movimento e alinhar as imagens. Como instrumento de medida utilizou-se o Sensor de movimento RGB-D, conhecido popularmente como Kinect®. Ao final da coleta, todos os participantes responderam o questionário. Resultados: Os participantes tiveram o número de erro reduzido com o passar do tempo, o que resultou em uma melhora do desempenho nos movimentos de abdução e manutenção da rotação externa, bem como de flexão de cotovelo, expressos por valores negativos de RIM e RMSE. Conclusão: Os resultados do questionário indicaram que a realidade virtual deste estudo pode ser proposta como um recurso com fins de reabilitação, por se tratar de uma ferramenta que permite uma boa interação e propicia motivação. Houve o aprendizado dos movimentos propostos e melhora do desempenho da tarefa com o passar do tempo.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordRetroalimentação visualen
dc.subject.keywordOmbro - reabilitaçãoen
dc.subject.keywordCotovelo - reabilitaçãoen
dc.subject.keywordMembros superiores - reabilitaçãoen
dc.subject.keywordRealidade virtualen
dc.titleDesenvolvimento de ferramenta de retroalimentação visual para movimentos de ombro e cotoveloen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2014-10-30T15:11:15Z-
dc.date.available2014-10-30T15:11:15Z-
dc.date.issued2014-10-30T15:11:15Z-
dc.date.submitted2014-06-25-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/8839-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.description.abstract1Introduction: Visual feedback has great potential as a tool for stimulating and motivating physical exercise, as indicated by its current use for therapeutical purposes in rehabilitation centers throughout the world. Goal: The main goal of this work it to investigate the potential clinical application of the system, particularly its ability to stimulate and motivate users to reproduce the proposed movement. Furthermore, the study also intends to verify how users evaluate the application, and to validate the system as a potential tool for enabling functionality restoration for people presenting limited upper limb range of motion. Method: Descriptive study involving students and staff from the University of Brasília. The task to be performed consisted in looking to the display ahead and mirroring the movement from the avatar that was superposed to the user’s avatar, attempting to align the corresponding movements. An RGB-D sensor (Microsoft Kinect) was used as the main sensing tool. In the end of the session, each participant filled out a form concerning her participation on the experimental protocol. Results: The participants have attained progressive satisfactory performance, resulting in better abduction, external rotation movements, and elbow flexion. The improvements were illustrated by both RIM and RMSE. Conclusion: The results from the form have indicated that virtual reality as applied in this study may be used as a feasible tool for rehabilitation purposes, since it is engaging and enables dynamic user interaction. The users have presented positive learning ratio of the reference movements, as illustrated by the improvement in performance throughout time.-
Aparece na Coleção:Fisioterapia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons