Resumo: | O presente trabalho tem como tema “A Arte da cerâmica indígena como recurso pedagógico no ensino de Artes na Escola Júlia Maria de Santana Amorim”. O objetivo principal é valorizar a cultura da cerâmica indígena local e regional nas aulas de artes, proporcionando ao aluno o conhecimento dos fazeres indígenas e o desenvolvimento de suas habilidades na prática. Além de promover o relacionamento humano através da arte, da comunicação e da sensibilização, este trabalho permite que a criança tenha autonomia para criar e representar. Esta atividade leva o aluno a compreender a importância de resgatar aspectos da cultura local e também regional para a formação social enquanto seres humanos. A realização do presente trabalho se deu, pelo fato de ter estudado algumas disciplinas durante o curso como, Atelier de Artes Visuais – 4, realizada no 2º semestre 2012 com a professora Alice Maria de Araújo Duarte Pinto, Estágio Supervisionado em Artes Visuais 3 realizado no 2º Semestre 2011, com a Professora Juliana Maciel França. Daí surgiu o interesse de inserir nas aulas de artes aspectos da cultura local, que ficava muito a desejar proporcionando ao educando um ensino mais prazeroso e diversificado no que se refere ao ensino desta disciplina. O referido trabalho se fundamenta em referências que tratam de estudos desenvolvidos com a arte da cerâmica indígena, cultura já extinta na região do Vale do Juruá, Município de Rodrigues Alves, local onde foi realizada a pesquisa, como “Índio do Acre: História e Organização” de Joaquim Paulo Maná Kaxinawá, (ET ALL); “Povos do Acre: História Indígena da Amazônia Ocidental”, Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte, 1997, além de outras fontes de pesquisas pela internet. Para melhor desenvolver este trabalho houve a aplicação da pesquisa por meio de uma oficina que teve a duração de uma semana. Enfim, a realização deste trabalho permitiu aos educandos e educadores perceberem o quanto é importante estar inserindo nas aulas de artes valores culturais de outros povos e civilizações, além de estar estimulando o educando a produzir objetos a partir da matéria-prima local (cerâmica), despertando nos alunos o desenvolvimento de uma linguagem artística em que eles serão capazes de produzir arte se apropriando de diversas competências e habilidades. |