Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/883
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_SandersonQueirozdeLima.pdf2,1 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Aterramento de antenas de TV em edificações residenciais
Autor(es): Lima, Sanderson Queiroz de
Orientador(es): Silva, Alcides Leandro da
Assunto: Pára-raios
Descargas atmosféricas
Equipotencialização
Data de apresentação: Jul-2009
Data de publicação: 3-Mar-2010
Referência: LIMA, Sanderson Queiroz de. Aterramento de antenas de TV em edificações residenciais. 2009. 120 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia Elétrica)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: Parte desse trabalho é mostrar os benefícios da equipotencialização e aterramento como forma de proteção às pessoas e equipamentos eletrônicos contra os efeitos das descargas atmosféricas indiretas. Pela pesquisa, constatou-se que apesar de os efeitos oriundos por descargas atmosféricas diretas serem muito graves, a maioria dos prejuízos e acidentes envolvem descargas indiretas nas proximidades das residências. Em alguns casos, mesmo com a instalação de um Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA), danos severos a equipamentos eletrônicos não foram evitados. Percebeu-se que apesar de haver uma preocupação no cumprimento, quando necessário, da norma NBR 5419/2005, que trata de proteção contra descargas atmosféricas, não há a mesma preocupação quanto à necessidade de proteção contra os efeitos das descargas indiretas. A importância da equipotencialização e aterramento, conforme a NBR 5410/2004 (Instalações Elétricas em Baixa Tensão), é muitas vezes negligenciada ou simplesmente desconhecida. De acordo com a NBR 5419/2005, qualquer corpo metálico elevado acima da construção deve ser considerado, para fins de projeto, como captor natural. Assim, corpos metálicos, como antenas de TV, devem ser considerados como captor natural por estarem sujeitas aos efeitos de descargas atmosféricas. Esses corpos, como captores naturais, devem ser ligados ao restante do sistema de proteção, garantindo um caminho para a descarga à terra. Diretrizes essas constantemente negligenciadas ora por desconhecimento das normas, ora por motivo de custos. A pesquisa revelou, também, que um projeto de aterramento e equipotencialização pode, além de proteger o interior da construção contra as descargas atmosféricas, prolongar a vida de equipamentos eletrônicos sensíveis minimizando interferências eletromagnéticas e melhorando o sinal de recepção de equipamentos de telecomunicações.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2009.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2009.07.TCC.883
Aparece na Coleção:Engenharia Elétrica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.