Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8796
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_AdrianaAraujoMesquita.pdf314,42 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O coordenador pedagógico e o projeto político pedagógico da educação infantil.
Autor(es): Mesquita, Adriana Araújo
Orientador(es): Fernandes, Rosana César de Arruda
Assunto: Coordenadores pedagógicos
Educação de crianças
Projeto político-pedagógico
Data de apresentação: 18-Mai-2013
Data de publicação: 24-Out-2014
Referência: MESQUITA, Adriana Araújo. O coordenador pedagógico e o projeto político pedagógico da educação infantil. 2013. 50 f., il. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O estudo realizado reflete acerca do papel do coordenador pedagógico e sua atuação ao direcionar as propostas contidas no Projeto Político-Pedagógico da Educação Infantil. Ele tem papel fundamental para com a organização e bom andamento do pedagógico da escola. A observação da realidade escolar com o intuito de pesquisa e não somente de desenvolver o trabalho do dia a dia ampliou os horizontes. Sendo possível vislumbrar a necessidade e possibilidade de um projeto mais ousado para a Educação Infantil em especial para o Centro de Educação Infantil Frei Cecílio Bruggemann local de atuação. Durante o desenvolvimento dos estudos e pesquisa foi possível perceber que, o papel do coordenador pedagógico é sem dúvidas de grande valor para a Educação Infantil. Sendo necessário melhor delimitar o campo de atuação deste profissional no contexto escolar, direcionando mais para a ação pedagógica, campo específico de atuação. O coordenador pedagógico, precisa caminhar lado a lado com os professores, visando à necessidade de acompanhar melhor o processo de desenvolvimentos da criança, sendo essencial sua atuação na construção desenvolvimento e avaliação do Projeto Político-Pedagógico de forma coletiva.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons