Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8781
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_AnaCarolineBritoDaCosta.pdf548,39 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo da violência e formas pedagógicas para a redução da indisciplina na escola
Autor(es): Costa, Ana Caroline Brito da
Orientador(es): Fávero Sobrinho, Antônio
Assunto: Escolas - indisciplina
Violência na escola
Escolas
Data de apresentação: 18-Mai-2013
Data de publicação: 24-Out-2014
Referência: COSTA, Ana Caroline Brito da. Estudo da violência e formas pedagógicas para a redução da indisciplina na escola. 2013. 50 f., il. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A presente pesquisa intitulada “Estudo da violência e formas pedagógicas para a redução da indisciplina na escola” teve por objetivo geral de estudo a analise dos efeitos provenientes da violência dos alunos do 1º ao 5º ano e classes de aceleração do ensino fundamental de 9 anos da Escola Classe 401 do Recanto das Emas, visando a melhoria da indisciplina no ambiente escolar. Teve ainda como objetivos específicos: Identificar as causas da violência na escola e sua repercussão social; analisar as opiniões dos participantes sobre o tema pesquisado e identificar estratégias pedagógicas a serem utilizadas pelos professores para evitar os atos de violência e redução da indisciplina na escola. A indisciplina faz parte do processo ensino-aprendizagem e pode ser considerada como resistência à dominação ou até mesmo uma reação dos alunos às regras que não são discutidas, entendidas ou por considerarem sem sentido. Desta maneira a indisciplina pode comprometer a qualidade e efetivação da prática pedagógica. A pesquisa analisou ainda a concepção de professores sobre a indisciplina em sala de aula, procurando dar visibilidade ao modo como eles enfrentam essas situações. Foi fundamental verificar também a visão que o próprio aluno tem sobre os conflitos em sala e no que estes interferem em seu cotidiano escolar. A fundamentação teórica baseou-se nos estudos bibliográficos de diversos autores, como Abramovay, 2006; Debarbieux, 2002; Delors, 2001; Abramovay E Castro, 2006; Royer, 2002, entre outros. A metodologia escolhida foi o da abordagem qualitativa com a utilização de questionários para coleta de dados. Verificou-se que os casos que mais ocorrem nessa Instituição de ensino são de alunos que se envolvem em troca de insultos e palavrões, brigas, agressões físicas dentre outras ocorrências que prejudicam o bom andamento das aulas, interrompendo e consequentemente comprometendo a aprendizagem. Através dos resultados obtidos procurou-se detectar as fragilidades existentes no ambiente escolar, bem como indicar possíveis estratégias a fim de tornar o ambiente mais harmonioso, amenizando a indisciplina, levando em consideração a importância de um ambiente democrático e emancipador.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons